A alegria de Gustavo Carmo embalada pelos índices do Ideb de Alagoinhas – Por Caio Pimenta

0
426

O secretário municipal de educação de Alagoinhas, Gustavo Carmo, é só alegria. Após conturbados momentos quando enfrentou uma greve, manifestação do sindicato pelos precatórios, etc. Agora os bons ventos começam a soprar nos campos da SEDUC.

Há 2 anos e 9 meses no cargo, Gustavo procurou se cercar de uma boa equipe. Criticado inicialmente por não ser profissional da area educacional, Carmo mostrou que o importante é ter censo de gestão, formar e liderar equipe. Par quem não sabe, foi sob o comando de um sociólogo (FHC) na Economia, e não um economista, que o Brasil lançou o plano real que lhe tirou do atoleiro após anos de hiperinflação. Depois foi a vez de um economista, José Serra, e não um médico, o responsável pelo mais elogiado programa de prevenção a AIDS da época e pelo lançamento dos medicamentos genéricos no Brasil. É nessa mesma toada que segue Gustavo Carmo.

Após planejar e executar a reforma de dezenas de escolas municipais, intensificar o aprimoramento do modelo pedagógico aplicado no município, investir em capacitação e valorização dos profissionais da educação e lançar um audacioso programa de combate a evasão escolar, resultados importantes começam a ser colhidos. Alagoinhas alcançou a sua maior média do IDEB, desde que o índice começou a vigorar do país.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacional do Ministério da Educação (INEP/MEC), o município alcançou o índice nos Anos Inicias do Ensino Fundamental de 5,0 e nos Anos Finais de 4,5, demonstrando aumento no desempenho, comparado à edição anterior de 2019, onde o resultado era de 4,7 e 3,8 respectivamente.

É bom lembrarmos que estes índices foram alcançados mesmo após o período pandêmico, quando o município teve que mover esforços para implantar um modelo de educação virtual para um público de baixa renda, que muitas vezes tinham dificuldade de acesso a internet. Não é nenhum absurdo supor que, sem a pandemia, os índices auferidos pelo IDEB poderiam ser ainda maiores.

Podendo apresentar bons resultados para seu chefe, o prefeito Joaquim Neto, Gustavo Carmo consegue se colocar em posição de destaque dentro da Gestão. Daí vem sua alegria…. Afinal 2024 é logo ali.

Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.