Após sofrer um revés momentâneo, sendo afastado cautelarmente do cargo de presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, o vereador Cleto da Banana voltou ao posto, após conseguir a derrubada da liminar deferida pela 1ª Vara da Fazenda no Tribunal de Justiça da Bahia.

Os fatos que antecederam e sucederam o intervalo entre o seu afastamento e seu retorno ao cargo de presidente foi o suficiente para termos uma nítida noção da força e poder que Cleto da Banana exerce no cenário político da cidade, sobretudo entre seus colegas de parlamento.

Cleto da Banana ocupa o seu terceiro mandato consecutivo como presidente da Casa Legislativa, conseguiu esse feito com o apoio de todos os vereadores, da base e oposição. Ele também foi o vereador mais votado da cidade nas últimas eleições quando conquistou 3405 votos.

Comandando o orçamento da Câmara que ultrapassa os R$ 2 milhões mensais, orçamento maior do que muitas prefeituras do interior do estado, Cleto tem se esforçado para atender as necessidades dos seus colegas vereadores, sobretudo os novatos e os oposicionistas, alijados de uma atenção maior do executivo municipal.

Sua influência, inclusive, sobre grande parte da bancada situacionista e de toda a oposição foi preponderante para sua continuidade na presidência da Casa, quando conseguiu impor seu nome diante de Anderson Baqueiro, nome preferido do executivo municipal.

Ainda as falas de apoio de vereadores da base e de oposição durante o seu afastamento demonstram a total dependência deles a presença de Cleto na presidência da Casa Legislativa. Ao mesmo tempo que a conquista de uma vitória, mesmo que parcial no Tribunal de Justiça, demonstra desenvoltura do mesmo entre os magistrados do TJ.

Em resumo, o vai e vem de Cleto na presidência da Câmara de Vereadores de Alagoinhas serviu para que ele mandasse recados para muita gente… O recado principal? Eu tenho força.

Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.