Apesar de todo o esforço do diretório municipal do PT em convencer o eleitorado de que Radiovaldo Costa é o nome do partido para disputa da prefeitura de Alagoinhas no ano que vem, a possibilidade de uma mudança de nome no decorrer do processo ainda é muito forte.

Esse questionamento tem vários fundamentos…

1- O histórico do próprio partido que nas últimas eleições desfez acordos pré-estabelecidos

Em 2008, por exemplo, quando todos esperavam o apoio do partido à candidatura de Pedro Marcelino, o PT apresentou Elionaldo de Faro Teles. Em 2016, embora o partido tivesse levado a discussão entre dois nomes, Luciano Sérgio e Radiovaldo Costa, no fim das contas o candidato acabou sendo Joseildo Ramos. E em 2020 a retirada da candidatura de Luciano Sérgio para que Radiovaldo Costa assumisse ainda está presente na lembrança dos eleitores.

Com todo esse histórico, não é de se estranhar que ainda agora, grande parte do eleitorado acredite que isso irá acontecer novamente.

2 – As pesquisas internas favorecem Joseildo Ramos

Pesquisas internas do PT mostram que o candidato mais bem posicionado não é Radiovaldo Costa e sim o deputado Joseildo Ribeiro Ramos. Qual seria então os critérios utilizados para o lançamento da pré-candidatura de Radiovaldo Costa? Apenas a decisão de momento do próprio Joseildo em não disputar, por hora, as eleições do ano que vem? Isso é algo que facilmente pode ser revertido, principalmente se houver um desejo do diretório estadual.

3 – Ausência de Radiovaldo Costa em Alagoinhas

Tem chamado a atenção o fato de Radiovaldo Costa parecer mais preocupado com as questões ligados ao Sindpetro, sindicato do qual ele é diretor, do que com sua pré-candidatura. Devido a agenda da entidade sindical, Radiovaldo tem estado muito ausente da cidade, ajudando nas pautas da categoria petroleira.

Radiovaldo também nunca escondeu que o seu grande desejo é uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, algo muito próximo de acontecer se assim o governador Jerônimo Rodrigues desejar.

4 – Momento politico de Joseildo Ramos é bem melhor do que o de Radiovaldo Costa

Para completar o enredo, o momento politico vivido pelo deputado Joseildo Ramos é bem melhor do que o de Radiovaldo. Enquanto o sindicalista acumula 4 derrotas eleitorais seguidas(2016-2018-2020-2022), o ex-prefeito de Alagoinhas assumiu o mandato de deputado federal em 2018 e se reelegeu na última eleição com mais de 104 mil votos, sendo pouco mais de 18 mil votos só em Alagoinhas, seu reduto eleitoral, onde teve que diminuir suas aparições para correr atrás de votos em outros municípios do estado.

Ora, se Joseildo Ramos, com toda a ausência conseguiu ser o deputado federal mais votado em Alagoinhas, com uma diferença superior a 12 mil votos para o segundo mais votado, o deputado Paulo Azi, é sinal que o seu recall politico ainda é muito forte.

Em resumo… Esse conjunto de situações extremamente favoráveis à Joseildo Ramos, aliada as “mudanças de última hora” do partido, que já viraram um hábito, são um entrave para o crescimento de Radiovaldo Costa nas pesquisas. E se esse crescimento não acontecer… Irá o PT permanecer com ele até o final?

Obs; E olha que aqui nem citei as negociações no entorno de uma aliança entre o PT e grupo liderado pelo prefeito Joaquim Neto… Deixarei para uma próxima oportunidade

Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.