A cidade de Alagoinhas que, de acordo com o último boletim epidemiológico, registra 46 internados pela covid-19, já começa a ter problemas na regulação de pacientes que necessitam de leitos de UTI.
O número de casos ativos também tem aumentado drasticamente nos últimos dias, ultrapassando a marca de 600 infectados, ao mesmo tempo que novos óbitos pela doença são divulgados oficialmente pela secretaria de saúde.
O News Infoco tem recebido relatos de familiares que se queixam da fila na regulação. Este News Infoco também apurou que a UPA de Santa Terezinha já encontra problemas para atender a grande demanda e o quadro é de preocupação, inclusive, entre a classe médica.
Alagoinhas possui apenas 10 leitos de UTI no Hospital Regional Dantas Bião e cerca de 20 leitos em hospitais privados. Desde o inicio da pandemia, por um planejamento da secretaria estadual de saúde, tem regulado para os hospitais da capital, pacientes diagnosticados com a covid-19 e que necessitam de UTI. Porém, nos últimos dias, a oferta de leitos em Salvador caiu consideravelmente e o governo do estado passou a ter dificuldades em regular os pacientes do interior do estado para lá.
Enquanto o governador Rui Costa promete abrir novos leitos de UTI na região, a prefeitura de Alagoinhas tem intensificado a campanha de conscientização contra as aglomerações, principalmente contra a realização de festas clandestinas, tidas como a principal fonte de disseminação do virus.
Videos, filmetes e materiais de conscientização tem sido divulgados pela prefeitura em redes sociais e veiculados também na imprensa. Além disso, vigora em Alagoinhas o toque de recolher entre as 20h e as 05 h do dia seguinte e a proibição do funcionamento de bares e restaurantes durante a noite. Uma força tarefa, com o apoio da policia militar, também foi montada para fazer a fiscalização, porém nos bairros da cidade, continuam a ser relatados a existência de festas clandestinas, principalmente aos fins de semana.
Recentemente, a policia militar desarticulou uma festa clandestina, popularmente conhecida como paredão, no bairro de Santa Terezinha. Na oportunidade 20 pessoas foram conduzidas à delegacia.
Por Caio Pimenta para o News Infoco