Na manhã desta quarta-feira, dia 29, o município de Alagoinhas foi palco do “I Evento Territorial de Acesso ao Mercado”, onde foram discutidas minucias do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos do Governo Federal. O evento, que aconteceu no auditório do IFBaiano teve como objetivo fomentar a segurança alimentar e apoiar a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento econômico e social na região do Litoral Norte e Agreste Baiano.
Participaram diversas autoridades, incluindo o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), Dijalma Santos; o assessor técnico André Freire, além de nutricionistas, representantes de instituições sociais e produtores locais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae, a Bracell e outros órgãos públicos e instituições, que buscam fortalecer a produção da agricultura familiar, aumentando sua participação nas compras governamentais e garantindo melhor alimentação nas escolas.
Segundo a gerente-adjunto do Sebrae regional, Siomara Guimarães, o evento criou uma rede de apoio que facilita o acesso ao mercado para os produtores rurais, contribuindo para o fortalecimento econômico e social da comunidade.
O secretário Djalma Santos destacou a necessidade de uma estratégia integrada, envolvendo parceiros como o Banco do Nordeste, instituições de ensino superior e associações locais, para incentivar a cultura do crescimento e desenvolvimento junto aos produtores rurais. “Ele reforçou que muitos agricultores enfrentam dificuldades na preparação de suas produções e no entendimento do funcionamento dos programas”
Para Driele Coutinho, da Bracell, “o fortalecimento de políticas como o PAA e o PNAE é fundamental para valorizar os grupos produtivos, estimular a sustentabilidade das associações e manter a renda no território. Ela enfatizou que a agricultura familiar é uma atividade forte na região, e o evento busca evidenciar essa produção e a sua importância para a segurança alimentar e o desenvolvimento local.”
O encontro também teve a proposta de orientar gestores municipais sobre como organizar e ampliar a produção de alimentos para a merenda escolar, promovendo uma maior integração entre as associações e facilitando o fornecimento de produtos de qualidade às escolas.
O assessor técnico da SDRA, André Freire destacou a necessidade de união e organização dos produtores para garantir o sucesso dessas ações. “Este evento marcou um passo importante na valorização da agricultura familiar em Alagoinhas, reforçando o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar na região por meio de ações integradas e participativas”, ressaltou.






























