Alagoinhas foi palco, entre os dias 24 e 26 de outubro, da II Conferência Litoral Norte e Agreste Baiano do Campeonato Baiano de Handebol 2025, reunindo equipes femininas e masculinas nas categorias adulto e juvenil.
A abertura oficial do evento aconteceu no sábado, 25, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) com a presença de autoridades municipais, atletas e membros da comunidade.
A iniciativa tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (Secet). Pela primeira vez, o município sediou uma etapa oficial com classificação estadual do handebol baiano, fortalecendo a modalidade e colocando Alagoinhas no mapa esportivo da Bahia.
A edição 2025 do Campeonato Baiano de Handebol é dividida em cinco conferências regionais, realizadas nas cidades de Santo Estêvão, Alagoinhas, Jacobina, Itabuna e Salvador. Cada conferência reúne clubes de diferentes regiões em disputas classificatórias, que definirão os finalistas para a grande decisão em Feira de Santana.
Durante a abertura, o prefeito em exercício, Luciano Sérgio, destacou a importância do evento para o município “Alagoinhas ser sede desta Conferência, recebendo pessoas de várias regiões, é algo que emociona e marca o nosso município. O esporte é libertador, é saúde, é vida, e vamos continuar fortalecendo iniciativas como essa em nossa cidade.”
O secretário da Secet, João Paollilo, ressaltou o impacto positivo para a juventude e a economia local. “De forma inédita, temos em Alagoinhas uma etapa do Campeonato Baiano de Handebol acontecendo. A Prefeitura tem buscado fortalecer o esporte no município, e o handebol está entre as modalidades que mais crescem. Essa iniciativa incentiva o talento dos jovens, promove saúde, movimenta a economia e fortalece o turismo da cidade”, disse.
O presidente da Federação Baiana de Handebol, Luiz Fernando Gil, reforçou a relevância do apoio da gestão municipal. “É muito importante o apoio da Prefeitura, trazendo esse evento para o município. Isso não só fortalece nossos atletas como também amplia a visibilidade de Alagoinhas e do handebol, que é um esporte em ascensão. Nossos jogos estão sendo transmitidos para o mundo inteiro por meio de uma transmissão ao vivo. Esperamos que este seja o primeiro de muitos eventos de handebol sediados na cidade”, ressaltou.
Foto: Roberto Fonseca