Esta quarta feira(27) de Copa do Mundo foi emocionante. Teve derrota da Alemanha, teve apreensão do México, redenção da Suécia e vitória do Brasil.

Na decisão do grupo F, a zebra estava solta. A favorita e atual campeã do mundo, Alemanha, deu mole e acabou perdendo o jogo para a Coréia do Sul. A Alemanha foi melhor no jogo? Sem sombra de dúvidas, mas abusou do direito de perder gols e como já diz o velho ditado do futebol, quem não faz, leva, e foi o que aconteceu, resultado Coréia do Sul 2×0 Alemanha.

A outra surpresa aconteceu na partida Suécia 3X0 México. Os mexicanos que vinham de duas vitórias consecutivas, acabou perdendo o favoritismo depois que os suecos passaram a marcar os gols. No Grupo F a Suécia ficou em primeiro, México ficou em segundo. Coréia terminou em terceiro e a Alemanha ficou em ultima.

No Grupo E tivemos Brasil 2×0 Sérvia e Suiça 2×2 Costa Rica.

No primeiro embate o Brasil foi superior. Na primeira etapa o Brasil foi bem melhor que a Servia e iniciou a partida em busca do resultado positivo, mesmo sabendo que o empate já era suficiente para nos dar a classificação. Foi de um belo lançamento de Philipe Coutinho( na minha opinião, o melhor do jogo) para Paulinho que surgiu o primeiro gol da seleção canarinho. O volante brasileiro conseguiu dá um toque na bola encobrindo o goleiro da Servia. Brasil 1X0. Depois do gol a seleção brasileira só fez administrar o placar até o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, a equipe da Servia partiu com tudo pra cima do Brasil, pois sabia que somente uma vitoria lhe daria a possibilidade de classificação. A certa altura do jogo, confesso que a Servia até merecia empatar, mas a velha máxima, “quem não faz, leva”, prevaleceu e aos 22 minutos do segundo tempo, em um escanteio que favoreceu ao Brasil, Neymar foi cobrar e de cabeça o zagueiro Thiago Silva ampliou para o Brasil fazendo Brasil 2X0 Servia. Se analisarmos os dois tempos de jogo vamos chegar a conclusão que o Brasil foi melhor e se classificou. Neymar não jogou mal, mas precisa melhorar o seu desempenho em campo, porque tem qualidade e precisa demonstrar isso na prática. Philippe Coutinho foi bem no jogo e dentro da sua média atuando pela seleção brasileira. O destaque negativo foi a saída do lateral esquerdo Marcelo que sentiu dores nas costas, em seu lugar entrou Filipe Luiz com uma apresentação discreta. O grupo E terminou com Brasil em primeiro, Suíça em segundo, Servia em terceiro e Costa Rica na última colocação. Sendo assim, Brasil enfrentará o México e Suiça enfrentará a Suécia nas oitavas de finais.

André Luiz escreve para a página de esportes do site News Infoco além de ser comentarista esportivo do Programa Primeira Mão, da rádio 95,7 FM