O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta quarta-feira (26) que aliados do PP na Bahia não serão “desabrigados” caso a federação entre a sigla progressista e o União Brasil seja concretizada. O movimento, cujas tratativas estão avançadas, deve impactar diretamente as eleições de 2026.
“Eu tenho dito sempre: aqui na Bahia, nós do governo, o nosso grupo, queremos o apoio, a companhia e parceria do PP. Se não der certo por motivações nacionais, entenderemos. Vamos continuar vendo o que fazer com os deputados e os prefeitos que são do PP. Não serão desabrigados”, declarou o governador durante uma agenda no Pelourinho, em Salvador.
Segundo Jerônimo, qualquer decisão em nível estadual levará em conta o que se desenhará nacionalmente. “Se tiver condições de que o Lula tenha o apoio do União Brasil e do PP, vai acontecer cá embaixo. A política é verticalizada. Se lá em cima o presidente Lula necessitar do apoio do União Brasil e do PP é em cima de um projeto, de uma plataforma política”, disse o governador.
Se confirmada, a federação PP-União Brasil resultará na maior bancada na Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, além de maiores repasses de verbas eleitorais às duas silgas.