Agricultores familiares e jovens comunicadores atendidos pelo Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), passam a contar com um aplicativo gratuito para avaliar e opinar sobre as ações desenvolvidas em suas comunidades.

A ferramenta, intitulada Olhar do Beneficiário, está disponível para download na Play Store. Para acessar o aplicativo e se cadastrar, o beneficiário do projeto deverá digitar o CPF e automaticamente terá seus dados exibidos. A partir daí, será possível enviar textos, áudios, fotos e vídeos que mostrem o impacto da ação do Pró-Semiárido nas comunidades.

As informações inseridas pelos agricultores e agricultoras permitirão que a equipe gestora do projeto tenha mais informações e possa, por exemplo, enviar mensagens diretamente para um grupo de interesse específico ou individualmente para um beneficiário e contribuirá para a coleta de dados de pequenos questionários para censo e diagnósticos.

Para a assessora de Monitoria e Avaliação do Pró-Semiárido, Carla Ferreira, o aplicativo é uma inovação e contribuirá para que os beneficiários possam fazer um controle social mais efetivo das ações do projeto.