Após forte resistência popular, presidente da Câmara Municipal de Inhambupe adia votação do projeto de lei que promove cortes nos salários dos professores municipais

0
420

Após a mobilização ocorrida no dia de hoje(23) em Inhambupe que reuniu cerca de 2000 pessoas, o presidente da Câmara Municipal decidiu se pronunciar. Em um vídeo gravado, com pouco mais de 3 minutos, o vereador Jeovan Vieira anunciou que retirará da pauta desta-terça-feira(24) a discussão do projeto de lei que promove cortes nos salários dos professores municipais.

O presidente da Câmara informou que solicitou da prefeitura municipal, após o recebimento do projeto de lei, os seguintes dados: Impacto na folha do pagamento do município, perda salaria em média de cada nível, impacto do índice de pessoal  do executivo, folha analítica da educação e que até o momento não obteve retorno.  Pela importância da matéria, o presidente informou a retirada do projeto até que estas informações cheguem até a Câmara de Vereadores. Veja o vídeo:

Nos bastidores o que se comenta é que devido à pressão popular e as criticas de parte da imprensa, vereadores da base se negaram a aprovar o projeto. Percebendo que não conseguiria o quórum mínimo para a aprovação do projeto, a gestão Nena articulou com o presidente da Câmara o adiamento da votação.

A insatisfação popular contra a proposta foi tão contundente que afetou o relacionamento entre o prefeito e alguns de seus apoiadores. Vereadores da base tem se queixado do desgaste, segundo eles desnecessário, promovido por uma atitude precipitada do gestor municipal.

Pessoas próximas a vice-prefeita Izabel Silva, em contato com o News Infoco, comentaram o desconforto dela com a proposta defendida pelo prefeito Nena que acaba por promover cortes nos salários dos professores. Segundo essas pessoas, a vice-prefeita tem dito que Nena tem descumprido promessas de campanha, inclusive a de não promover cortes nos salários de servidores.

O estremecimento da relação entre a vice-prefeita e Nena pode ser o prenuncio de um rompimento.

“A impopularidade do atual gestor é uma realidade no município, acentuada pela incapacidade de dialogar com os diversos segmentos da sociedade inhambupense. Tal desgaste dificulta a defesa da gestão por parte de seus apoiadores e acaba por afastar aqueles que hoje fazem parte do governo”, disse uma pessoa próxima a vice-prefeita.

Por Alex Almeida para o News Infoco