Em meio à crise diplomática provocada pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o governo Lula deu início a uma campanha publicitária com o lema “Brasil soberano”, que será veiculada a partir deste domingo (13). A peça institucional reforça a ideia de independência nacional e responde diretamente ao gesto do presidente norte-americano, Donald Trump.

Com frases como “um país soberano protege seu povo e sua democracia” e “não baixa a cabeça para outros países”, a campanha marca uma ofensiva do Palácio do Planalto para afirmar sua posição diante do episódio. Em inglês, o vídeo traz também a mensagem: “Don’t mess with my Brazil” (“Não mexa com o meu Brasil”).

A ação do governo ocorre paralelamente à mudança de discurso de líderes de oposição, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que passou a pregar a união nacional para enfrentar os impactos econômicos do tarifaço.

Nos bastidores, a campanha também é vista como uma forma de isolar politicamente a família Bolsonaro, que passou a condicionar o recuo de Trump à aprovação de uma anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, medida que beneficiaria diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Bahia.Ba