A primeira edição do Concurso Internacional Brasileiro de Cervejas (BBA) é um dos componentes da programação  do Bahia Beer  2024 – Festival de Cerveja de Alagoinhas. A disputa, que já é o maior concurso internacional de cervejas da América Latina, vai reconhecer as melhores cervejas e cervejarias do mundo e insere o Brasil e Alagoinhas no cenário global das competições cervejeiras.

Participam do concurso 1.060 amostras de cerveja de 33 países, de três continentes, que estão sendo avaliadas por um corpo de jurados vindos de 12 países, especialistas, produtores e apreciadores da bebida, altamente qualificados, com conhecimento do mercado e experiência em competições cervejeiras internacionais. As amostras foram recebidas pela organização do evento até o dia 8 de novembro; já a degustação dos jurados começou na quinta (14) e segue durante a sexta-feira (15). A divulgação dos vencedores e a premiação ocorrerão na noite de sábado, dia 16.

Maurício Bacellar, secretário de Turismo da Bahia, avaliou o impacto que um evento desse porte tem para o município. “O Bahia Beer Festival ganhou uma dimensão internacional. Nós promovemos aqui em Alagoinhas o maior concurso de cerveja da América Latina. Mais de mil marcas de cervejas do mundo todo estão aqui sendo avaliadas por jurados bastante qualificados. Tudo isso terá reflexo para Alagoinhas; além de valorizar o polo cervejeiro, vai também se refletir na atração de investimentos para a cidade”, afirmou o secretário.

“É daqui de Alagoinhas que as grandes cervejarias saem servindo o Brasil com a bebida que muitos amam; desse cidade que tem a melhor água do Brasil e é a capital estadual da cerveja. Hoje tem pessoas da Áustria, da Itália, Estados Unidos, Singapura, ou seja, gente do mundo inteiro provando as cervejas que estão concorrendo no concurso. Isso, efetivamente, gera emprego e renda para nossa Alagoinhas e eleva o nome da cidade”, reconheceu o prefeito Joaquim Neto, depois de acompanhar momentos de avaliação do concurso, junto com a deputada estadual e primeira-dama Ludmilla Fiscina e com Maurício Bacellar.

Além do BBA, nos dias 15 e 16, sexta e sábado, estarão ocorrendo no local o Congresso Internacional da Cerveja (CONIB) e o Encontro de Cervejas Artesanais. Os eventos sãos aberto ao público, com entrada gratuita, e está ocorrendo no Hotel Absolar, das 10h às 22h.