A Bahia continua sendo o destino mais procurado pelos turistas durante a alta estação de 2024. De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur), o estado deve receber mais de 9 milhões de visitantes no verão, gerando um impacto econômico de R$ 23,7 bilhões. Este valor corresponde a 16% dos 59 milhões de brasileiros que viajarão a lazer pelo país.
Segundo o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, o resultado da pesquisa realizada pelo MTur supera as estimativas do estado e reafirma a posição de destaque da Bahia. “A crescente chegada de turistas é fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na promoção dos destinos, divulgação do calendário das festas de verão, prospecção de voos, capacitação da mão de obra e realização de obras de infraestrutura. Tudo isso somado ao jeito acolhedor do nosso povo”, comemorou.
A demanda alta já reflete nos índices de ocupação da rede hoteleira. Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA), prevê que até 95% dos principais destinos turísticos do estado devem atingir taxa de ocupação durante o verão. A média geral da rede hoteleira deverá chegar a 85%.
O setor de bares e restaurantes também projeta bons resultados. Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA), espera um aumento de 15% nas vendas em comparação com o verão anterior e a criação de mais de 10 mil empregos diretos, além de 40 mil indiretos.
O setor de turismo tem mostrado crescimento significativo. Isac Lima, proprietário da Cassi Turismo, apontou um aumento de 18% na procura por seus serviços. Sua empresa, que oferece transfer e passeios em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itaparica, tem contribuído para o desenvolvimento da atividade turística no estado.
Quanto ao transporte aéreo, a previsão é de que o aeroporto de Salvador receba mais de 9 mil voos domésticos nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, além de 530 voos internacionais. Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoções Aéreas do Salvador Bahia Airport, ressaltou a crescente captação de voos, especialmente internacionais, com destaque para sete mercados emissores. A Bahia detém mais de 40% do fluxo de turistas internacionais da região Nordeste.