Pela primeira vez em cinco anos, o Brasil ficou ausente da tradicional lista publicada anualmente pela revista norte-americana Time, com as cem pessoas mais influentes do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve presente nas edições de 2022 e 2023, não foi incluído na seleção deste ano.

Em 2022, Lula chegou a estampar a capa da revista, que destacou sua trajetória e o retorno ao cenário político após a prisão na esteira da Operação Lava Jato.

No ano passado, o petista voltou a figurar entre os nomes de maior projeção global, ao lado de outros brasileiros como o jogador Vinícius Júnior e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Dessa vez, nenhuma personalidade brasileira apareceu na lista.

Entre os líderes políticos destacados nesta edição estão o presidente da Argentina, Javier Milei, e a opositora venezuelana María Corina Machado, além da primeira presidente mulher eleita no México, Claudia Sheinbaum.

A lista é organizada em seis categorias: Titãs, Artistas, Inovadores, Pioneiros, Ícones e Líderes. Esta última é destinada a figuras políticas, sociais ou empresariais com influência significativa no cenário internacional.

Desde sua criação, em 1999 — e sua consolidação como lista anual em 2004 —, a Time100 já destacou diversos brasileiros, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019), o cacique Raoni Metuktire (2020), a empresária Luiza Trajano (2021) e a cantora Anitta (2022).

Segundo a revista, a curadoria da lista é feita ao longo do ano por seus editores e jornalistas, com base em consultas a fontes e especialistas de diferentes partes do mundo, com o objetivo de identificar quem realmente está moldando os rumos do planeta no momento.

Bahia.Ba