No dia de hoje(02) tivemos belíssimos jogos pela Copa do Mundo da Rússia. Logo pela manhã, a seleção brasileira venceu e convenceu sobre o México marcando 2×0. À tarde a Bélgica quase tropeça diante do Japão, mas se recuperou e acabou vencendo o jogo de virada por 3×0. Vamos à analise das partidas ocorridas nesta terça-feira.
Amigo torcedor essa vitória brasileira foi marcada por algumas promessas antes da bola rolar. Por exemplo, pelo lado mexicano, o treinador Carlos Osório havia prometido que apesar de respeitar a nossa seleção, que na visão dele é a melhor do mundo, iria tomar as iniciativas do jogo. Essa promessa realmente foi cumprida e até os 22 minutos do primeiro tempo só dava México, porém esse domínio não resultou em dificuldades para o goleiro brasileiro, que só fez uma defesa difícil.
Veio o segundo tempo do jogo e com ele a outra promessa cumprida. Dessa vez, pelo lado do Brasil, vinda do jogador Wilian, que antes do jogo havia dito que iria jogar melhor, que precisava fazer uma boa atuação e de fato o jogador foi muito bem no jogo, principalmente na etapa final, inclusive foi dos pés dele que surgiu a jogada para o primeiro gol brasileiro.
Em uma jogada pelo lado esquerdo, Wilian cruzou rasteiro na área e Neymar jogou para os fundos das redes, Brasil 1X0 México.
Outro destaque na partida foi Neymar, que mesmo sem prometer nada, foi o principal jogador em campo, inclusive foi escolhido pela organização da partida o melhor da partida.
Neymar se destacou, apesar de ter sido caçado pelos defensores mexicanos e em momento algum temeu os adversários, e diga-se de passagem, o segundo gol da seleção brasileira saiu de uma jogada iniciada por ele e concluida por Firmino que entrou na segunda etapa no lugar de Philippe Coutinho. Brasil 2×0
Ainda entraram Fernandinho no lugar de Paulinho e Marquinho na vaga de Willian. O ponto negativo foi que perdemos o Casimiro que levou o segundo cartão amarelo e não vai atuar no jogo das quartas de final.
Ressalto a boa participação do goleiro Mexicano, o Ochoa, que fez boas intervenções e evitou um prejuízo maior para os mexicanos.
Já Bélgica x Japão foi uma partida marcada por dois tempos distintos. Na primeira etapa, sem muita emoção, o jogo acabou terminando em 0X0. Mas na segunda etapa, ai sim valeu assistir, logo nos primeiros minutos Japão surpreendeu e abriu 2X0. A equipe Belga sentiu os gols, mas acabou reunindo forcas e conseguiu empatar e posteriormente virar para 3X2.
Podemos ressaltar a maior qualidade dos belgas, porém na partida de hoje os japoneses jogaram de igual para igual com a Bélgica, faltando apenas mais experiência e malícia aos nipônicos.
Outro ponto que desequilibrou a favor dos belgas foi o jogo aéreo. A Bélgica conta com jogadores de uma boa estatura, levando vantagem em relação aos japoneses que tiveram dificuldades nas jogadas pelo alto.
Na sexta feira, as 15 horas, Brasil e Bélgica se enfrentam em busca de uma vaga nas semi-finais da Copa do Mundo.
*André Luiz escreve para a página de esportes do site News Infoco além de ser comentarista esportivo do Programa Primeira Mão, da rádio 95,7 FM