O prefeito Bruno Reis conheceu nesta terça-feira (19), em Londres, os modelos de planejamento urbano e de transporte público da capital do Reino Unido. Os eventos fazem parte da agenda montada pela Fundação Índigo, que levou prefeitos eleitos pelo União Brasil para conhecer algumas das melhores iniciativas do mundo em mobilidade, inovação, sustentabilidade e eficiência dos serviços públicos, a fim de adaptar algumas das ideias aos seus municípios.

Segundo o prefeito, com base na experiência europeia, Salvador iniciará nos próximos meses a discussão do novo PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano).

“Tivemos a oportunidade de ver o que está acontecendo de mais moderno no mundo na área de planejamento urbano, quais são as tendências, os novos padrões construtivos, as construções sustentáveis, as iniciativas para diminuir o aquecimento nas grandes cidades, que estão se tornando ilhas de calor, e como aproveitar as construções, levando em conta a necessidade de ventilação, entre outras propostas. Portanto, são novas ideias que vamos implementar em Salvador”, declarou.

As apresentações foram realizadas pela NLA (New London Architecture) e pela TfL (Transport for London), cujo painel foi intitulado “Desvendando o London Plan atual e futuro: Estratégias para o Planejamento Urbano”.

O NLA é um fórum com renomados arquitetos que discutem e fazem contribuições diretas ao planejamento urbano de longo prazo da capital do Reino Unido. A TfL, por sua vez, é o órgão oficial da prefeitura londrina que cuida de toda a rede de transporte urbano da Grande Londres, uma das maiores malhas urbanas do planeta.

Bruno afirmou que Londres tem um dos melhores sistemas de mobilidade do mundo e avaliou ser fundamental aprender com a Transport for London. “Vocês sabem que um dos nossos principais desafios é melhorar o transporte público, e aqui passamos a manhã conhecendo como é a operação e de que forma ela é feita. Também entendemos como funciona a integração do transporte público, dos diversos modais que atendem a essa cidade”, disse.

“Além disso, entendemos como funciona o financiamento do sistema. Nós sabemos que um dos principais desafios do transporte público é o seu custeio. Então conhecemos como ele é subsidiado aqui em Londres. E, para completar, ainda tivemos a oportunidade de ver o que há de mais moderno em tecnologia e inovação para baratear, ou seja, para reduzir o custo de toda a operação. São diversas iniciativas que vamos levar para implantar em Salvador”, afirmou Bruno Reis.

Fonte: Bahia.ba