A empresa chinesa BYD informou que vai gerar cerca de 10 mil postos de trabalho na Bahia, entre empregos diretos e indiretos. Serão investidos R$ 3 bilhões de reais no complexo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), possibilitando a retomada da produção industrial automotiva no Estado com a fabricação de carros com a mais alta tecnologia e eficiência.

Os dirigentes da empresa acreditam que a promulgação da reforma tributária, nessa quarta-feira (20), deve incentivar ainda mais a produção automotiva nacional, pois avaliam o cenário econômico positivo no Brasil. O objetivo, segundo a BYD, é “tornar o Brasil reconhecido mundialmente como uma potência energética e de consumo, um polo exportador de produtos eletrificados e uma das maiores referências no mercado automotivo 100% elétrico”.

“Esses investimentos representam uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo. Consideramos a promulgação da Reforma Tributária favorável para poder tornar o ambiente brasileiro atraente para outros investidores financeiros,
o que também impacta o mercado globalmente”, comenta Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.

Além da instalação de uma grande sede, também será criado um grupo de fornecedores locais para atender aos mais diversos tipos de demanda da indústria, fortalecendo a economia local e gerando ainda mais oportunidades.

“Vamos começar em breve os processos de seleção e qualificação. Vamos construir nosso sonho de transformar a região Nordeste em um centro de inovação, não só para o Brasil, mas para toda a América Latina. Nós também vamos oferecer bolsas de estudo para que estudantes possam ir à China adquirir aprendizado e aplicar na sua realidade”, destaca Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas.

A BYD em 2023 no Brasi

O BYD Dolphin, lançado em junho de 2023, tornou-se o veículo elétrico mais premiado do ano, e em apenas seis meses obteve dez grandes reconhecimentos. Em relação ao acumulado do ano (janeiro-novembro 2023), considerando-se todas as marcas, a BYD mantém a liderança isolada em vendas de veículos elétricos com um total de 6.657 unidades, ou 50% de participação do total de automóveis BEV comercializados no país.

“O BYD Dolphin mudou o jogo no mercado automotivo brasileiro, pois nunca na história uma montadora inovou tanto ao oferecer um carro que seja tecnológico, eficiente, confortável, com autonomia e que tenha design e ainda não gere poluição por onde passa. O preço competitivo fez toda a indústria se movimentar e rever as suas políticas e é esse o nosso objetivo: mudar o status quo para tornar acessível o carro elétrico para a população brasileira”, afirma Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.

A empresa também inaugurou agora em dezembro o primeiro laboratório da América Latina que vai estudar todo o ciclo para a produção de módulos fotovoltaicos. Já foram investidos R$ 65 milhões em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. O laboratório localizado em Campinas, são Paulo, será fundamental para o objetivo da BYD de fomentar o desenvolvimento do setor de energia solar no Brasil.

Em 2023, a companhia atingiu o marco de 2.3 milhões de módulos fotovoltaicos fabricados no país.

 

Política Livre