O proprietário da rádio 93 FM de Alagoinhas, Claudio Araujo Pena, conhecido como Cacau Pena, admitiu que o corte da ligação telefônica do empresário Domingos Pereira no programa A Voz do Povo, no último sábado(29) foi intencional. Ele defendeu a atitude do radialista Gilmar Pena, que é seu irmão e âncora do programa semanal, classificou o empresário como desequilibrado e disse que ele ataca a rádio em uma ação que conta com a participação intelectual de um secretário municipal. As afirmações foram feitas por Pena na manhã de hoje(31), no programa Canal Aberto, apresentados pelos radialistas Miranda de Lima e Jorge Ubiratã, transmitido na mesma emissora.
Por quase 25 minutos, o dono da emissora comentou o fato ocorrido no último sábado(29), quando ao tentar questionar o ex-vereador do PT, Luciano Sérgio, sobre seu posicionamento favorável na aprovação do novo código tributário municipal, o empresário Domingos Pereira teve a sua ligação cortada. No momento do ocorrido, o radialista Gilmar Pena fala que a ligação tinha caído e pediu para que o empresário retornasse a ligação, porém nas imagens da câmera interna da emissora é possivel perceber gestos e expressões do radialista que indicavam o corte intencional da ligação, agora admitidas pelo proprietário da emissora. Veja o video:
Cacau Pena desferiu diversas críticas à Domingos Pereira e chegou a chama-lo de desequilibrado, insinuando que o mesmo poderia está sofrendo de alguma patologia de ordem mental. A postura de ataque ao comerciante foi compartilhado pelo seu irmão, Gilmar Pena, que também entrou no ar e chegou a sugerir à familiares que procurassem terapias ao empresário. Cacau foi além e afirmou que a atitude do empresário de denunciar o corte de sua fala no programa foi uma forma de atacar a emissora. Segundo Pena, um secretário municipal do governo teria arquitetado tudo, embora não tenha revelado seu nome. Na narrativa do dono da emissora, Domingos seria apenas uma espécie de instrumento.
Em apoio a Cacau Pena e Gilmar Pena, a professora aposentada Jacilena Almeida, ligou para o programa para se solidarizar com a rádio. Ela, que afirmou já ter apresentado um programa de entrevistas, afirmou que via com naturalidade o corte da ligação de um ouvinte como feito no programa A Voz do Povo no último sábado. Ela disse que as vezes ouvintes se prolongam nas intervenções nos programas de rádio, citando inclusive ela própria como exemplo, e por isso precisam ser cortados. Ela porém, desprezou o fato da ligação de Domingos ao programa ter durado menos de 40 segundos e de Gilmar ter simulado uma queda de linha, pedindo, inclusive, que Domingos retornasse a ligação. A professora aposentada também endossou as críticas dirigidas ao empresário.
No ar, Cacau Pena colocou uma série de trechos de trocas de mensagens entre ele e o empresário feitas pelo whatsApp. No mesmo momento, Domingos comentava na live do facebook, afirmando que as trocas de mensagens foram feitas num contexto de brincadeira. Ele também afirma que os áudios são anteriores ao programa do último sábado(29).
Em contato com o News Infoco, a secretaria de comunicação da prefeitura de Alagoinhas, afirmou que as insinuações feitas pelo dono da emissora sobre um plano articulado entre o empresário e um secretário municipal para atacarem a imagem da rádio não tem base na realidade.
Domingos, que tem feito diversas críticas ao governo municipal, principalmente quanto a vigência do novo código tributário, também negou qualquer ligação com o secretário municipal nas críticas feitas a postura da emissora.
Por Caio Pimenta para o News Infoco