Nas proximidades do dia em que se comemorará o Dia Internacional da Mulher (neste sábado, 08), a Câmara Municipal de Alagoinhas aprovou, durante a sessão realizada na quinta-feira (06), uma moção de repúdio contra o vereador Edivan de Jesus Santos (União Brasil). Também conhecido como Morão, o vereador de Santo Antônio de Jesus, município da Bahia, é suspeito de feminicídio por atacar a própria esposa com golpes de faca e um pedaço de madeira. O caso gerou indignação entre as parlamentares presentes, que manifestaram posicionamento contrário à violência de gênero.

A vereadora Luma Menezes (PDT) foi responsável por apresentar o pedido da moção, ressaltando a importância de um posicionamento firme do Legislativo diante do caso. “Solicitamos ao Legislativo uma moção de repúdio ao vereador suspeito de esfaquear sua própria esposa. Também solicito, encarecidamente, que possamos fazer a leitura e votação ainda na sessão de hoje, demonstrando o repúdio desta Casa Legislativa a esse ato criminoso, para que Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus receba essa mensagem”, declarou a parlamentar.

A vereadora Juci Cardoso (PT) também se pronunciou de forma contundente, destacando que a sociedade, muitas vezes, minimiza e normaliza a violência contra a mulher, o que contribui para a perpetuação desses crimes.

“Um vereador esfaqueou a companheira em Santo Antônio de Jesus e todo mundo ‘passa pano’. Além de discutir políticas públicas, que é nossa obrigação, também precisamos destacar que este é o país que mais mata mulheres na América Latina. É o quinto no mundo. E só é por um motivo: a sociedade é conivente, em especial, com as violências simbólicas”, afirmou a parlamentar, reforçando que atitudes podem velar discursos misóginos e contribuir para um cenário de violência sistêmica contra as mulheres.

Já a vereadora Jaldice Nunes (União Brasil) lamentou o fato de o vereador suspeito de agressão fazer parte do mesmo partido que o seu e cobrou uma resposta por parte da legenda. “O vereador de Santo Antônio de Jesus, vergonhosamente, faz parte do nosso partido. É um motivo de muita tristeza, porque é um partido que investe tanto no empoderamento feminino, em treinamento, e vemos um vereador esfaquear, agredir a sua esposa por ciúmes. Eu fico extremamente envergonhada, acredito que o partido deve tomar providência em relação a esse vereador”, declarou.

A moção de repúdio foi aprovada por ampla maioria na Câmara Municipal de Alagoinhas e será encaminhada à Câmara de Santo Antônio de Jesus como um posicionamento formal contra o ato de violência.