Alagoinhas tem oficialmente mais um pré-candidato a prefeitura de Alagoinhas: João Rabelo. Por mais incrível que isso possa parecer, esta constatação suplantou, e muito, a própria repercussão que deveria ter a posse de João Rabelo como novo secretário municipal de Governo e o trouxe de volta ao cenário politico de Alagoinhas.

A grandiosidade do evento de ontem(16), não só no número de presentes, mas também pela presença de autoridades importantes e representantes da sociedade civil organizada, demonstra que a intenção não era apenas comunicar a nomeação, mas mostrar que o homenageado(João Rabelo) tem força politica e prestigio. Não é só isso, a utilização do primeiro discurso como secretário municipal para anunciar sua pretensão de ser o indicado do prefeito Joaquim Neto para sua sucessão mostra que toda aquela organização não foi por acaso, foi programado e tinha a intenção de causar impacto, como realmente causou.

Difícil acreditar que Joaquim Neto não sabia do teor e o tom do discurso proferido por João Rabelo, que em resumo reforçou sua fidelidade com o atual gestor e o projeto politico dele, citando, inclusive 2026. Na verdade é próprio de Joaquim experimentar nomes para ver qual decola. Foi assim com Ludmilla Fiscina e deu certo.

A missão de João Rabelo no governo, nas palavras do próprio prefeito, será “apagar incêndios”. Incêndios no vocabulário joaquinista são as crises governamentais. A tarefa fará de João Rabelo parceiro de trabalho de Raimundo Queiroz, chefe de gabinete e outro pré-candidato a prefeito, que faz hoje sozinho essa função. Isso demonstra confiança de Joaquim em Rabelo.

A presença de vereadores tanto da base, quanto da oposição, demonstram também que Rabelo tem prestigio no Legislativo. A própria postura do presidente da Câmara Municipal, Cleto da Banana, também outro pré-candidato a prefeitura, demonstrou que a Casa vê com bons olhos o espaço no Governo dado a João.

A proximidade demonstrado pelos dois pré-candidatos(Cleto e Queiroz) com o novo secretário de governo mostrou o desenho de um possível processo de isolamento interno que outro pré-candidato a prefeito, Gustavo Carmo, terá que trabalhar. Para algumas pessoas no qual pude conversar na cerimonia de posse, parecia até uma resposta da tríade ao anúncio de apoio do vereador Juracy Nascimento à pré-candidatura de Carmo ocorrido dias atrás.

Hoje pela manhã, o ex-vereador e ex-diretor do SAAE de Alagoinhas, José Gomes, atualmente comentarista do Programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, afirmou não ter dúvidas de que Joaquim Neto, com esta ação, demonstra preferência pela dupla Queiroz/Rabelo. Joaquim nega ter hoje qualquer preferencia e diz que pesquisas e o cenário politico definirão o nome que irá escolher.

Diante de tantos postulantes dentro do Governo, e com as dúvidas de como se comportará os ora aliados, ora opositores, do PT e do grupo liderado pelo deputado Paulo Azi, tudo no momento é incerto e tudo pode acontecer até 2024. O próprio prefeito disse no evento que só dirá o nome de que apoiará entre o final deste ano e o inicio de 2024. Até lá tem muita água para rolar.

Ahhh sim, respondendo ao titulo/pergunta… O evento de ontem estava longe de ser uma simples cerimônia e posse.

Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.