A Bahia registrou um aumento expressivo de turistas internacionais neste ano. Em 2024, entre os meses de janeiro e novembro, dados da Polícia Federal (PF) e do Ministério do Turismo (MTur) apontam que o Estado recepcionou 125.199 estrangeiros. Este volume representa um crescimento de 60% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2023, o número de visitantes de fora foi de 78.318.
Ao levar em consideração a região Nordeste, a Bahia se configura na liderança do ranking, já que é responsável por atrair 41,3% dos turistas. Em segundo lugar está o Ceará, com 85.700 visitantes, e Pernambuco, com 57.700 estrangeiros.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o sucesso da Bahia neste ramo se deve às estratégias aplicadas pelo Governo do Estado, através dos investimentos, das iniciativas de promoção e da captação de novos voos internacionais.
“Colocamos a atração de mais turistas estrangeiros entre as prioridades da nossa secretaria, que trabalha sem parar em infraestrutura, capacitação, qualificação, promoção e captação de voos, com a contribuição dos demais agentes do turismo. Comemoramos o crescimento contínuo em visitantes internacionais, mas não nos acomodamos e queremos avançar mais, em 2025”, declarou o secretário da Setur-BA.