[sg_popup id=”11418″ event=”inherit”][/sg_popup]A prefeita de Araçás, Maria das Graças(PT), popularmente conhecida por Gracinha, quer criar uma Guarda Civil no município. O intuito é a proteção do patrimônio municipal e, inclusive, uma lei que cria a Guarda Civil na cidade já foi sancionada e entrará em vigor já em janeiro de 2019.

De acordo com a lei, integrarão a Guarda Civil do município de Araçás inicialmente os servidores que hoje ocupam o cargo de vigia. De acordo com os últimos dados fornecidos pela prefeitura de Araçás ao TCM, apenas 4 servidores ocupam essa função atualmente, ou seja, se a Guarda Municipal fosse instituída hoje, ela teria apenas 4 servidores em seu efetivo.

Piora a situação, se levarmos em consideração o quadro hierárquico imposto pela lei sancionada, onde a estrutura da GCM será dividida em 4 cargos: Comandante da Guarda, subcomandante, guarda civil e vigilante, sendo os dois primeiros considerados cargos de comissão.

Segundo a lei, a Guarda Municipal será subordinado ao gabinete da prefeita, e todos os custos para sua implementação serão custeados, obviamente, pelo tesouro municipal.

Por Caio Pimenta para o News Infoco