Mesmo sem uma liga oficialmente formada na cidade, as meninas do futebol feminino de Alagoinhas têm se destacado em campeonatos de futebol amador e seguem na luta por incentivos à categoria no esporte.

No último domingo (9), 13 meninas se deslocaram, com apoio da Prefeitura Municipal, para Inhambupe, localizada a cerca de 45km de Alagoinhas, na busca pelo título do torneio promovido pela cidade vizinha.

Não é a primeira vez que o time aposta nas competições. “Fomos campeãs no último torneio do qual participamos, lá na cidade de Lustosa, há mais ou menos 15 dias. Fomos campeãs entre 10 times concorrentes e vamos sair hoje para trazer outro título”, explicou Arleide Alves, atleta e representante da comissão técnica.

O grupo, que tem hoje uma formação com meninas a partir de 13 anos, tem se organizado para agregar novas atletas, para aperfeiçoar habilidades e para atrair investimentos, já que o incentivo ao esporte, sobretudo à prática de mulheres dentro do futebol, ainda tem sido um desafio na maior parte das cidades brasileiras.

“Recentemente, buscamos apoio do pessoal da secretaria e eles chegaram junto. Fizemos um torneio aqui com representações de cidades circunvizinhas, então a gente procurou e teve resposta. A gente quer agora se organizar mais porque a gente quer que o futebol feminino não fique esquecido. Não podemos deixar acabar”, ressaltou Arleide Alves.

Em Alagoinhas, o poder público, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), tem procurado formas de apoiar o desenvolvimento da modalidade esportiva.

Pensando em valorizar as iniciativas de meninas que se dedicam à prática e favorecem, dia a dia, o avanço das disputas femininas em Alagoinhas, a Prefeitura contribuiu, em agosto, para a realização do 2° Campeonato de Futsal Feminino na cidade, mas o intuito é fazer ainda mais. “Sabemos que o apoio às meninas precisa ser maior e o que queremos é ver nosso time feminino conquistando muitas disputas e projetando nossas atletas, porque sabemos que temos destaques que precisam ser vistos e valorizados dentro da modalidade. Nossa postura, enquanto secretaria, é de buscar, de todas as formas possíveis, apoiar essas meninas para que elas continuem. É com foco na valorização dessas iniciativas e no incentivo a todas as modalidades esportivas que a SECET tem feito o trabalho”, afirmou o diretor de esportes do município, Luiz Ornellas, o “Barão”.

Para Arleide Alves, o apoio às disputas é fundamental. “É importante a gente participar para poder motivar, porque quando você treina bastante, você quer participar de competições. É fato que a gente pratica o esporte por gostar, por prazer, e também por questões de saúde, de estar bem com a vida, com o corpo. Outra coisa é você estar junto com outras pessoas, conhecendo outras pessoas, porque tem muitas meninas que jogam bola em outras cidades e assim surgem amizades, sem contar que você é visto também, então outras pessoas vêem e podem te chamar para competições. Acaba sendo uma comunidade”, destacou.

Para a disputa em Inhambupe, o time saiu de Alagoinhas às 7h deste domingo (9), e partiu para enfrentar outras 7 equipes da região.

A SECET disponibilizou o transporte e informou que novas ações para apoiar a prática já estão sendo planejadas pela secretaria.

fonte: Secom Alagoinhas