Com credenciamento de profissionais, todos os postos de saúde de Alagoinhas terão atendimento médico, garante secretária Laína Passos

0
816

Todos os postos de saúde de Alagoinhas estarão com médicos até o final deste mês de agosto. Isso foi o que informou a secretária municipal de saúde de Alagoinhas, Laina Passos, em entrevista concedida ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, na última sexta-feira(05).

A secretária falou sobre o distrato com a ASM, que fornecia médicos para o município e que era alvo de diversas críticas. Para Laína o modelo de credenciamento de profissionais médicos realizada pela prefeitura irá resolver os problemas de falta de médicos nas unidades, bem como o atraso no pagamento dos salários que eram recorrentes no período em que a ASM fornecia o serviço.

Um dos grandes desafios do governo Joaquim Neto, a gestão da saúde no município, tem sido guiada agora por planejamento, segundo Laína. O atendimento médico em 100% dos postos de saúde, por exemplo, será algo inédito no município. Essa ação se juntará a feitura de cirurgias eletivas pela rede municipal de saúde, algo que não acontecia há 20 anos.

A recuperação da saúde financeira da pasta foi um dos grandes desafios enfrentados por Laína Passos. Agora, ela aposta no planejamento, com execução de prioridades, para que a melhora na qualidade do serviço seja sentido pela população. Sobre isso, está prevista a reforma e construção de postos de saúde, a fim de diminuir a dependência do município com imóveis alugados, investimento na prestação dos serviços municipais, a continuidade de mutirões e serviços médicos em turnos estendidos para zerar a fila de espera e a informatização da rede municipal de saúde.

A secretária também falou sobre a construção de um novo hospital regional no município, compromisso firmado pelo governador Rui Costa e que terá participação da prefeitura. O Governo do estado solicitou da prefeitura uma área de 55 mil m² para a construção do hospital. O governo municipal já mapeia as áreas disponíveis para que o projeto seja iniciado o mais breve possível.

Por Caio Pimenta para o News Infoco