Caro leitor, é triste perceber que Alagoinhas ainda é obrigado a conviver com figuras politicas, cuja sua presença nociva atrasa a renovação do quadro politico de nosso município e contribui para manutenção de uma correlação de forças politicas que exala o forte odor da politica do atraso. E neste caso, temos como principal exemplo o pré-candidato a deputado estadual pelo DEM, Paulo Cezar.

A insistência do Democratas em apresentar Paulo Cezar como opção eleitoral para uma vaga na ALBA é mais um desserviço que o partido presta para aqueles que clamam para um debate politico de alto nível. Paulo Cezar é hoje um politico ultrapassado, que literalmente está pouco se lixando para o fato de Alagoinhas não ter representatividade na Assembleia Legislativa. Ao contrário, sua pré-candidatura até aqui no cenário politico representa mais um entrave para que a cidade retome a sua cadeira na ALBA do que qualquer outra coisa.

Em todas as suas entrevistas até aqui, claro escolhidos a dedo para não tratar de temas que lhe causem saia justa(e justamente são esses temas que interessam a sociedade), vemos a repetição de um discurso pobre e fajuto que muito se afasta de um candidato que quer representar a cidade e a região na Assembleia. Paulo Cezar literalmente concentra todos os seus discursos direcionados à prefeitura de Alagoinhas, quando o objeto em questão deveria ser o governador do estado, afinal é lá que o deputado eleito deverá levar os pleitos do município Claramente, ele despreza a eleição para deputado, e se concentra na eleição para prefeito, usando este momento apenas para fazer marketing pessoal.

Alguém precisa falar para Paulo Cezar que as eleições para prefeitura foram há 2 anos atrás e que ele foi rejeitado nas urnas por uma população que preferiu a manutenção de uma gestão que não se destacou pela boa governança. Numa eleição onde claramente o povo escolheu em quem não queria ver na prefeitura, já que o cardápio apresentado foi de péssima qualidade. E você foi rejeitado Paulo Cezar! O que torna ainda a derrota mais vexatória.

É claro que o Governo Municipal possui problemas e esses problemas devem ser apontados, seja pela oposição, vereadores e até nós munícipes. Mas espera ai… O que está se falando por hora é numa disputa para um cargo de deputado estadual, é preciso que o discurso tenha consonância com o cargo disputado. Afinal, o que o Paulo Cezar como pré-candidato a deputado tem a dizer sobre a rediscussão do estatuto da policia militar? Afinal o que o pré-candidato a deputado Paulo Cezar tem a dizer sobre a politica de alienações do patrimônio público feito pelo Governo do Estado? Sobre a possibilidade de venda da Embasa, cujo o seu partido(DEM) tentou fazer? O que pensa sobre politica de valorização do funcionalismo? Reavaliação de impostos estaduais como ICMS? Como seria o seu posicionamento caso o mesmo ganhasse e o governador eleito fosse um opositor? Entre outras questões. Nada disso é respondido e muito menos perguntado, o que coloca também em situação difícil aqueles que até aqui tem conduzido as entrevistas com o pré-candidato Paulo Cezar.

Mas sabe amigo leitor, por que ele não responde a estes questionamentos? Porque não tem resposta. Porque passou mais de 30 anos de vida pública sem entender nada que exigisse o minimo do uso da massa cerebral, porque ao invés de buscar se inteirar destas questões, passou toda a sua vida fazendo uma politica assistencialista barata e rasteira que no frigir dos ovos trabalha mais para a manutenção dos péssimos serviços públicos do que a sua superação. Até porque quem lucra eleitoralmente com a falta de assistência do estado(seja na saúde, educação, área social) vai querer que isso seja solucionado?! É obvio que não.

Ainda depois disso tudo, não podemos nos esquecer dos escandalosa de corrupção que Paulo Cezar arrasta junto consigo. Como esquecer o processo do qual é réu, onde é apontado como beneficiário de um esquema de corrupção que desviou ao menos R$27 milhões do transporte escolar?! Como esquecer a CPI do SAAE na sua gestão onde foi apontada diversas irregularidades?! Como nos esquecer do vídeo apresentado nas últimas eleições em que Paulo Cezar aparece concedendo guias de atendimento para pessoas, supostamente em troca de votos?! Tudo filmado e que culminou na invasão de seu comitê eleitoral pela Justiça! Como não questionar estas questões?!

É esse o candidato a deputado que o DEM quer apresentar à região? Encher nossa cidade de vergonha?! Onde estão os nomes do partido, que além da capacidade politica, detém o minimo de conhecimento para discutir as questões essenciais para nossa região e nosso estado?! Será que Fabricio Faro, Harnoldo Azi, Renato Almeida e outros tem menos capacidade intelectual e respaldo politico junto ao partido que Paulo Cezar?!

Paulo Cezar continua prestando um desserviço ao debate politico qualificado. Precisamos refletir sobre o que queremos para o futuro de nossa cidade, de nossa região.

Escrito por Caio Pimenta, bacharel em direito, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.