O projeto de lei(PL) que concederia aumento salarial aos servidores do Serviço Autônomo de água e Esgoto de Alagoinhas(SAAE) foi retirado hoje(17) de pauta na sessão da Câmara de Vereadores. Na última quinta(10) o projeto havia sido lido em plenário e a expectativa da categoria era que o projeto, que confere um aumento de 10% aos servidores da autarquia, fosse aprovado hoje na Casa.

De acordo com os vereadores, o projeto precisou ser retirado da pauta, após ser encontrado erros de digitação no documento. Diante da constatação, uma reunião interna foi realizada entre parlamentares e representantes da categoria. Estabeceu-se então um impasse de como se faria essa correção. O sindicato defendia que o projeto fosse votado hoje e as alterações necessárias fossem feitas via emenda parlamentar, porém os vereadores não aceitaram e decidiram devolver o projeto para o Governo para que fossem feitas as correções para ser votada em outra sessão. Os ânimos ficaram exaltados. O sindicato temia que com a devolução do PL, o reajuste não fosse concedido já no próximo pagamento. A vereadora Juci Cardoso(PC do B), lider da oposição, e o diretor sindical, Gilson Guimarães, chegaram a se desentenderem.

Diante do impasse, o diretor do SAAE, Francisco Brito, e o chefe de gabinete, Raimundo Queiroz, foram acionados e se comprometeram a fazer as alterações necessárias no projeto em tempo hábil para que o projeto fosse votado já na próxima sessão, ao mesmo tempo que Francisco garantiu que os funcionários não seriam prejudicados e teriam o reajuste já na próxima data de pagamento, o que que pacificou a questão.

Já no plenário, Juci Cardoso, durante seu discurso, expôs o ocorrido nos bastidores, criticou Gilson Guimarães e cobrou solidariedade dos colegas parlamentares, alegando ter sido desrespeitada. Prontamente, vereadores que a sucederam, fizeram coro em seu apoio cobrando respeito à Casa e culpando o Governo pela não votação do projeto. Enquanto os vereadores falavam, os servidores do SAAE esvaziavam a sessão.

Por Caio Pimenta para o News Infoco