Após os vereadores Thor de Ninha(PT) e Luma Menezes(Avante) anunciarem publicamente serem favoráveis a revogação do novo código tributário de Alagoinhas, outros 9 vereadores anunciaram também o seu apoio. Apenas a bancada governista e o presidente da Câmara, Cleto da Banana, ainda não divulgaram publicamente seus respectivos posicionamentos.
Até agora anunciaram serem a favor da revogação do código tributário, os vereadores: Thor de Ninha(PT), Luma Menezes(Avante), Luciano Almeida(DEM), Jaldice Nunes(DEM), Juci Cardoso(PC do B), Anseimo Bau(Republicanos), Gode(DEM), Professor Arão(PL), Paulo Codoro(MDB), Márcio da Cavada(PP) e Edy da Saúde(Republicanos). Esses vereadores pertencem a bancada de oposição e a bancada ‘Juntos Somos Mais Forte’, que se coloca como independente.
Ainda não se posicionaram: Cleto da Banana(PSD), Raimunda Florencio(PSD), Jorge da Farinha(PL) e Anderson Baqueiro(DEM), Juracy Nascimento(PROS) e Djalma Santos(Republicanos).
O novo código tributário tem sido criticado por grande parte da população, principalmente a classe empresarial. Ele confere aumentos aos tributos municipais IPTU, ISS, ITIV, TFF, COSIP, além de criar as taxas de imagem e de lixo, em plena crise econômica, ocasionada pela pandemia do coronavírus. Alguns aumentos chegam a 2000%. A classe jurídica elenca diversas irregularidades e classifica o código como inconstitucional.
Após a repercussão negativa, vereadores da legislatura passada, que aprovaram o código no final do ano passado, afirmaram que votaram a matéria sem ler. A situação causou revolta na população que tem cobrado a revogação. Porém, até o momento a prefeitura se nega a atender ao pedido.
Por Caio Pimenta para o News Infoco