Um prato de filé mignon com molho oyster stout, feito à base de molho de ostra, manteiga e cerveja RIS caramelo salgado foi o grande vencedor do Cerveja no Prato, concurso que integrou a programação do Bahia Beer 2024 – Festival de Cerveja de Alagoinhas.
O evento atraiu o público que desejava ver as criações que uniam gastronomia e a cervejaria artesanal, além da participação de grandes chefs de cozinha, com destaque no cenário gastronômico internacional. Para avaliar os candidatos, o juri do concurso foi composto por Erick Jacquin, experiente chef francês, também conhecido por sua participação no programa Masterchef; por Antonio Maiolica, chef italiano e proprietário de restaurantes em São Paulo; e por Vanessa Silva, chef do Grupo Fasano.
A preparação vencedora, que também continha mil folhas de aipim, agrião, flor de sal e azeite de coentro, é do chef Ricardo Vallari, do restaurante Cia do Sertão, localizado em Salvador. Feliz com o prêmio e com o reconhecimento de profissionais de referência, Ricardo contou que a ideia de participar do concurso vem da conexão do seu restaurante com uma fábrica de cerveja.
“Hoje estamos situados dentro do bar da fábrica da Proa Cervejaria. Então utilizamos uma cerveja deles, do tipo stout, que ganhou um prêmio mundial, para compor o prato. Aproveitamos também um pouco do aspecto histórico, já que na Inglaterra os trabalhadores harmonizavam a stout com ostra e isso acabou que virou uma tradição. Ao mesmo tempo, trazemos aipim e coentro, dois elementos fortes da gastronomia nordestina, dentro de um prato que tem uma estética internacional”, explicou o chef.
Participaram da final do Cerveja no Prato cinco candidatos que tinham o desafio de preparar uma receita utilizando cerveja na preparação. Além do campeão, os finalistas foram os restaurantes Delícias da Tia Meire, Só Coisa Boa Pastelaria, Viveiros Gourmet e Bistrô do Mato.
Recebendo o carinho do público, Erick Jacquin falou da relação que o brasileiro tem pela cerveja. “O Brasil é um país apaixonado pela cerveja, um dos maiores consumidores da bebida no mundo. Hoje em dia a cerveja se comparou com vinho e com qualquer bebida que pode ser harmonizada com comida. Então, esse evento é muito importante e estou muito feliz de estar aqui com vocês”, reconheceu Jacquin.
“Quando eu recebi o convite para estar aqui e me explicaram como era o evento, eu aceitei prontamente e foi um prazer para mim. Eu sou apaixonado de cerveja e também amo cozinhar com cerveja. Já aprendi que Alagoinhas tem a melhor água do Brasil, então a primeira coisa que fiz foi tomar uma cerveja daqui para provar! Estou estou muito feliz de estar aqui”, afirmou Maiolica.
Para a chef Vanessa, a experiência de participar do evento em Alagoinhas foi muito boa. “Fazer pratos com cerveja ainda tem uma dificuldade, que é possibilidade de deixar a comida amarga. Então é muito difícil trazer esse equilíbrio para o prato; acho que o primeiro desafio é esse, né? Foi muito legal avaliar os pratos aqui na Bahia; eu adorei estar aqui e com meus amigos de profissão”, afirmou Vanessa.