Mais de 80 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, diretores e coordenadores dos serviços de saúde se uniram em rede, nesta terça-feira (27), para debater melhorias nos fluxos, protocolos, encaminhamentos, processos de trabalho e direcionamentos que impactem diretamente na atenção integral e no acolhimento à população.

Com o nome “Conhecendo a Rede”, a iniciativa propõe, como objetivo principal, fortalecer a Atenção Básica por meio de acompanhamentos, retornos para diagnóstico, controle, continuidade do cuidado, integralidade da atenção e atendimento humanizado ao cidadão.

“Todos os profissionais estão engajados com um objetivo comum que é proporcionar um atendimento qualificado à população. O que se busca, com esse encontro entre profissionais das unidades de Saúde da Família, diretores e coordenadores dos serviços da Regulação, do Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso, do SAMU, do Laboratório Municipal, da Vigilância em Saúde, do CAPS, da Unidade de Reintegração Funcional, da Policlínica, do Centro Especializado de Cuidados em Anemia Falciforme e da Atenção Básica é justamente otimizar a assistência ao paciente”, salientou a diretora Eliana Ferreira, que abriu o evento, realizado na Faculdade Estácio de Medicina.

Para a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, o evento é uma chamada pelo fortalecimento da Saúde Primária. Segundo ela, a presença de profissionais de diferentes áreas e a articulação entre eles, não apenas em ações compartilhadas, mas em um processo interdisciplinar de construção, enriquecem o campo comum de competências e habilidades, ampliando a capacidade de cuidado e atendimento ao cidadão.

De acordo com o prefeito Joaquim Neto, que participou ativamente do evento, nesta terça-feira, o foco principal é centrar o processo no cuidado qualificado e no atendimento ao usuário.Reunidos nos períodos matutino e vespertino, os profissionais discutiram protocolos, ajustaram fluxos e encaminhamentos, solucionaram ruídos, debateram regulação, controle, avaliação, compartilharam experiências e trabalharam na resolutividade das demandas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um novo encontro será pactuado já na primeira quinzena de setembro entre os profissionais.

O coordenador do curso de Medicina da Estácio e membro do Conselho Regional de Medicina, João Eduardo Pereira, que também participou da iniciativa, informou que, entre os próximos passos, está prevista a participação do corpo técnico de professores da Faculdade Estácio de Medicina na discussão dos protocolos. De acordo com ele, o objetivo é somar esforços com foco na saúde de qualidade. “Nós fazemos parte dessa rede; não estamos dissociados. E a intenção é que essas discussões sejam transformadas em ações concretas e melhorias à saúde da população”, acrescentou.

Durante o evento, foram realizadas também dinâmicas entre os profissionais, que tiveram microfone aberto para dialogar, propor, integrar e compor a rede de debates.

A SESAU comunicou que as discussões geraram em torno de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento a todas as pessoas que procuram os serviços de saúde, de modo universal e sem exclusões. A secretaria informou ainda que as estratégias de organização seguirão as diretrizes da Atenção Básica e do SUS.

                                                                                          SECOM ALAGOINHAS