A delegacia de Alagoinhas é uma vergonha. Isso é fato. Não é um problema novo, é antigo, e vem piorando nos últimos anos, em especial no governo Rui Costa que miseravelmente tem feito vistas grossas a essa situação. Por que?! O que o povo de Alagoinhas e de toda a região fez(já que a delegacia é regional) para merecer tamanho desprezo do governo do estado?! Será que não bastou a grande votação obtida pelo governador no último pleito eleitoral?! Tudo indica que não.

Fugas sucessivas, instalações impróprias, ambiente insalubre. A situação de extrema calamidade da delegacia de Alagoinhas é alvo quase que diário dos noticiários locais. Que o diga os repórteres Marcos Aragão, Miranda de Lima, Rogenis Dias, Luciano Reis e Silvestre Santos, referencias no jornalismo policial da região e que denunciam de forma exaustiva essa situação. Mas o governo faz ouvido de mercador.

Ano passado em uma ação que acabou se tornando circense, vereadores da cidade se reuniram, visitaram as instalações da delegacia e concluíram em relatório que a unidade estava com superlotação excessiva e precisava de uma reforma urgente. O passo tomado pelos vereadores foi fazer uma visita ao governador para entregar em mãos o relatório e os referidos pedidos. Os pedidos obviamente não foram atendidos, porém os vereadores fizeram questão de pousar em uma foto com o governador e lhe jurar apoio em sua reeleição. Mais uma vez o governo fez ouvido de mercador, mas desta vez como brinde recebeu gracejos e afagos de aliados.

Deputado estadual na região até bem pouco tempo tínhamos dois, Joseildo Ramos por Alagoinhas e Alex Lima por Esplanada. Mas para quê se indispor com o governador não é mesmo? Um queria ser deputado federal(Joseildo Ramos) e devido a manobras do governador assumirá uma suplência, o outro(Alex Lima) estava mais preocupado em sua reeleição na ALBA, quem sabe até a presidência da Casa(se tornou vice), e com a manutenção e suas indicações na Ciretran de Alagoinhas. Para que incomodar o governador?! Resultado, delegacia “caindo aos pedaços”.

Dificil. Se fosse apenas a delegacia até que se poderia ter um pouquinho mais de paciencia, mas parece que o governo vendou os olhos para Alagoinhas. Hospital Regional Dantas Bião pedindo socorro, o rabecão quebrado(cabendo as funerárias fazerem remoção dos corpos!)… E por aí vai.

Ah se não fosse a atuação do MP e da Justiça… Estaria bem pior. Ano passado o MP pediu na Justiça a transferencia imediata de presos e a interdição da unidade. A transferência de alguns presos foi feita, mas a reforma… Mais uma vez o governo fez ouvido de mercador.

Diante disso, inegável dizer que a delegacia de Alagoinhas é o símbolo da falta de interesse do governo do estado na cidade. Mas vou fazer justiça no final deste artigo, essa falta de interesse deve ser ampliada para as lideranças políticas locais, principalmente os aliados do governo do estado, que assistem com parcimônia as sucessivas fugas da unidade policial.

*Caio Pimenta é produtor do Programa Primeira Mão, da rádio 95,7 FM de Alagoinhas, além de ser editor-chefe do site News Infoco.