Democratizando o acesso ao esporte e ao lazer em Alagoinhas: Prefeitura inicia ações do programa “Mova-se”

0
279

Depois de realizar capacitação com alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que contribuirão como monitores das ações desenvolvidas junto ao poder público municipal, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) iniciou, nesta quarta-feira (19), a primeira fase de atividades do programa “Mova-se”, que tem como objetivo principal proporcionar à população um estilo de vida ativo e saudável.

A proposta, idealizada pelo professor e desportista Luiz Claudio, da SECET, visa contemplar, em 5 eixos temáticos, participantes de todas as faixas etárias com atividades e dinâmicas contínuas. O foco, segundo ele, é democratizar o acesso ao esporte e ao lazer em Alagoinhas, fomentando ações de promoção à saúde no município.

“Nesta semana, fizemos visitas à APAE, a abrigos de idosos e a grupos da 3ª idade. O objetivo foi apresentar os monitores que irão atuar nesses eixos do programa e iniciar as primeiras interações. Na visita, eles puderam identificar características, observar os espaços disponíveis para as atividades e começar o processo de integração”, afirmou Luiz Claudio.

 

Além da APAE, o programa passou, esta semana, pelo Lar Bezerra Menezes, pelo grupo de idosos do projeto de extensão EPAF (Educar para a Atividade Física), pelo grupo Feliz Idade e pela Associação Acolhedora de Idosos Kairós. A previsão, de acordo com a SECET, é de que novas visitas sejam realizadas não apenas visando ao eixo que contempla as pessoas da 3ª idade, mas a comunidade em geral.

As ações do “Mova-se” são divididas em 5 segmentos: Esporte e Lazer Especial (PROELE), Mais Vida aos Anos para idosos institucionalizados (PROMVIA), Movimenta Alagoinhas (PROMOVA), Mais Vida aos Anos para idosos não-institucionalizados e Esporte e Saúde para uma Vida Saudável e Cidadã (PROEVISC).

No plano de atividades, estão previstas também ações com servidores públicos do município, e a secretaria informou que já está em fase de encaminhamento de fichas de pesquisa para identificar o interesse dos profissionais em participar do programa.

O coordenador geral do programa informou que também está entre os objetivos da iniciativa produzir pesquisas científicas e apresentar trabalhos em congressos, aproximando poder público e universidade.

Fonte: SECOM SECET