A deputada Ludmila Fiscina foi ao programa Primeira Mão com o objetivo de fazer um breve resumo de seus dois anos de mandato, cumpriu a tarefa. Transmitida pela rádio web 2 de Julho e pela Ouro Negro Fm, a entrevista mostrou que a deputada continua com a mesma dinamicidade de quando trabalhava com assistência social e como professora. Ela contou que sempre teve uma vida atribulada, trabalhando três turnos e revelou o segredo, administrar o tempo e gostar do que faz.
Ela iniciou falando das realizações já deste ano com várias reuniões agendadas com o prefeito e lideranças da cidade e da região com as mais variadas secretarias e com o governador Jerônimo Rodrigues. Já existem vários compromissos firmados como a escola e a creche para o Miguel Velho, Riacho da Guia e Santa Teresinha. Com as chuvas vieram várias demandas, entre elas a macrodrenagem de Nova Brasília/Mãe Cirila e as estradas do Caminhoneiro, Narandiba, Miguel Velho-Jorrinho, Pedra de Cima, Catuzinho e Boa União, tratadas junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura. Com a Conder, entre vários projetos e demandas em estudo, encontra-se a recuperação do viaduto da Rua do Catu.
Na saúde houve toda a discussão em torno do Hospital Regional com setor de hemodiálise e de oncologia para o atendimento de 20 municípios. Respondendo a uma pergunta de Chico Reis, Ludmila, que faz parte da Comissão de Saúde da ALBA, informou que um hospital específico para atender ao Litoral Norte já está na ordem de prioridades para análise, juntamente com um hospital veterinário público em Alagoinhas.
As entregas de ambulância é que impressionam. Em Alagoinhas foram quatro, destinadas ao Hospital Dantas Bião, à UPA de Santa Teresinha, à Boa União e ao Riacho da Guia. Outras cidades foram contempladas como Inhambupe e Pedrão, O município de Alagoinhas também vai contar com uma unidade do Programa de Suporte ao Diagnóstico – PSD.
Um pedido recorrente das pessoas de maior vulnerabilidade social é referente a reservatórios de água domiciliar (caixas d’àgua). Por meio de emenda parlamentar, várias localidades foram contemplados como em Milagres, Sauípe, Ponto do Beijú, Pindobal, Parque São Francisco, Mangueira, Macaquinho. A distribuição foi realizada em outros municípios a exemplo de Catu, Aramari, Ouriçangas, Sátiro Dias, Jeremoabo, Castro Alves, Ribeira do Pombal, Itapicuru e Pedrão.
Ludmila está empenhada em fortalecer a agricultura familiar, visando também o comércio de alimentos na Central de Abastecimento. Ela se considera fã de feira e acredita que elas podem ser descentralizadas em feirinhas nos bairros. Para a deputada, trata-se de um segmento importante na geração de microempreendimentos. Com esta visão, viabilizou, junto ao Governo do Estado, tratores para o Ponto do Beijú e para Boa União, como também para os municípios de Catu, Jandaíra, Itapicuru e Cabaceiras do Paraguassu. Bem como, barracas para feirantes de Jeremoabo e Aramari.
A área de educação, como professora, é uma das suas preocupações mais constantes. Para ela o esporte está dentro desse escopo por isto facilitou a aquisição de KITS esportivos para entidades em Alagoinhas assim como também para Catu, Inhambupe, Esplanada, Jandaíra, Ribeira do Pombal e Aramari. O mesmo pensamento, ela estende à área de artes, instrumentos para a Fanfarra do Brasilino Viegas chegaram aos estudantes por seu intermédio. Equipamentos escolares foram disponibilizados para Escola da Polícia Militar, a Escola Professor Governador Mangabeira e a Pastoral do Menor, além de dois novos ônibus escolares.
A deputada esclareceu que seu projeto de início de mandato, a Carteira de Habilitação gratuita, está em fase final de tramitação. Resultado também do seu empenho, Alagoinhas deixará, em breve, de abrigar apenas um batalhão de polícia militar, este passará a ser um comando regional de polícia militar com vários aprimoramentos. Neste segmento, Ludmila intermediou a aquisição de dois novos rabecões, um deles fruto de emenda parlamentar de sua autoria. Ela ainda contribuiu com a eletrificação do Coqueiral e do Parque das Mangabas, vizinho ao Cruzeiro dos Montes. Foi também por seu empenho que Sítio Novo recebeu uma nova iluminação pública.
Por Paulo Dias