Deputados federais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceram ao primeiro dia de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Nove parlamentares se reuniram na casa do deputado federal Luciano Lorenzini Zucco (PL-RS).
Segundo Zucco, alguns estão cadastrados para assistir ao julgamento, mas escolheram se reunir para entender o primeiro dia. “Ir para esse julgamento é só assistir a um teatro”, disse o parlamentar.
Os deputados consideram o julgamento como perseguição política e articulam o projeto de anistia a Bolsonaro. “Nenhum crime evidenciado aconteceu”, afirmou Zucco. Ele disse já estar certo da condenação e temer pela saúde do ex-presidente.
Nikolas Ferreira (PL-MG), Domingos Sávio (PL-MG), Caroline de Toni (PL-SC), Sanderson (PL-RS), delegado Caveira (PL-PA), Sargento Fahur (PSD-PR), Rodrigo da Zaeli (PL-MT), Carlos Jordy (PL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) assistiram juntos à sessão, iniciada às 9h10 desta terça-feira (02).
Eles planejam confirmar o apoio dos líderes das maiores bancadas quanto ao projeto da anistia. No início da tarde, às 14h, os parlamentares pretendem se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, considera que “votar anistia é escandaloso”. Segundo ele, é inconstitucional votar anistia para esse julgamento por se tratar da tentativa de golpe de Estado.
Segundo Zucco, eles organizam atos por todo o Brasil no dia 07 de setembro em apoio a Bolsonaro.
Bahia.Ba