Vistos como os representantes de Alagoinhas na Câmara Federal, os deputados Paulo Azi(DEM) e Joseildo Ramos(PT) simplesmente ignoraram até aqui as discussões acerca do novo código tributário de Alagoinhas. No caso de Paulo Azi, além de deputado federal, ele comanda o diretório estadual do DEM. Já Joseildo rAMOS, embora tenha entrado na vaga de suplente, é ex-prefeito da cidade e tido como um líder politico do PT local. Ambos os partidos(PT e DEM) se declaram oposição ao governo Joaquim Neto, que defende a vigência da norma.
De iniciativa da prefeitura o novo código tributário aumenta tributos municipais como ISS, ITIV, IPTU, TFF, COSIP, além de criar a taxa do lixo e a taxa de imagem. Aprovado no final do ano passado por unanimidade, contou com votos favoráveis da bancada de vereadores tanto do DEM, quanto do PT, que aquela época já faziam oposição ao atual gestor. Posteriormente, estes vereadores disseram que votaram sem ler o projeto e começaram a apoiar a revogação da matéria, mas sem o apoio púbico de seus lideres partidários( Azi e Ramos)
Altamente impopular, o novo código tributário tem sido questionado por tributaristas que atestam a inconstitucionalidade da lei por ferir diversos princípios constitucionais. Apesar do intenso debate na imprensa e pressão de setores populares contrários a vigência da norma, os dois deputados seguem ignorando a problemática, apesar de demonstrarem interesse no controle da prefeitura.
Tanto PT, quanto DEM, lançaram candidaturas próprias em oposição ao prefeito Joaquim Neto(PSD), que conseguiu se reeleger. O DEM lançou o ex-prefeito Paulo Cezar como candidato, enquanto o PT lançou o sindicalista Radiovaldo Costa. Porém, após as eleições tudo parece ter mudado.
Por Caio Pimenta para o News Infoco