Nesta segunda-feira (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu interinamente o comanda da  Pasta. O magistrado ficará  até o final de semana à frente do Judiciário, decidindo solicitações mais urgente que chegaram ao Supremo.

O ministro que é vice-presidente da Corte, substitui a titular, ministra Cármen Lúcia,que assume a Presidência da República, devido às viagens do presidente Michel Temer, e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Vale ressaltar que Toffoli  vai assumir a presidência do STF em setembro, quando termina o mandato de dois anos de Cármen Lúcia à frente da Corte. Ele é o mais antigo membro do STF que ainda não exerceu a função. Como titular, cabe ao ministro administrar a pauta de julgamentos, marcando data dos que considerar mais importantes e urgentes, conforme os processos ficam prontos para decisão do plenário.

 

Fonte:trbn