Diretor do SINTRAF denuncia os problemas enfrentados na zona rural de Alagoinhas e convoca assembleia para próxima segunda-feira(13)

0
266

O diretor do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar de Alagoinhas(SINTRAF), Adelson Filho, denunciou a falta de atenção do poder público com a categoria no município. Em entrevista concedida na manhã de hoje(09) ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, o sindicalista acusou falta a de ação, planejamento e priorização por parte das autoridades municipais em projetos ligados à área.

Na visão do sindicalista falta vontade politica em resolver os problemas enfrentados pela zona rural de Alagoinhas como a falta de transporte público, a precariedade da conservação das estradas e a falta de reforço na rede de energia. Ele também se queixou dos poucos recursos do Orçamento Municipal destinados à Secretaria Municipal de Agricultura(SEMAG).

Questionado pelo radialista Caio Pimenta sobre a atuação dos vereadores com fortes ligações com a zona rural de Alagoinhas(Cleto da Banana, Codoro, Djalma Santos, Gode, Jorge da Farinha e Jaldice Nunes), ele afirmou que apesar dos edis, a zona rural não está representada na Câmara de Vereadores.

Para Adelson Filho, enquanto o sudeste tem um modelo de desenvolvimento para agricultura familiar, no nordeste há um modelo de assistencialismo, que não emancipa, nem fornece meios para que o agricultor familiar possa se desenvolver.

Ele cita como exemplo, a falta de atenção do município ao Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE) que permite que cada agricultor familiar possa comercializar até R$ 40 mil em produtos para as secretarias municipais de educação. Esse valor seria suficiente para garantir uma renda mensal de R$3.333,33, o que possibilitaria seu sustento.

Outra questão levantada é a falta de convênios e interesse por parte do poder público na adesão de programas nacionais de aquisição de terras e crédito fundiário, como o PRONAF.

Para discutir esses e outros problemas, o SINTRAF irá realizar uma assembleia na próxima segunda-feira, 13, as 8h, nas proximidades da sede do sindicato, localizado na Rua Antonio Paolilo, no Jardim Pedro Braga. Devido a expectativa do grande número pessoas, a assembleia será realizada na rua. Para das seguranças aos presentes, a via será interditada para passagens de veículos.

No evento, além de ser discutidos os problemas ligados a agricultura, será apresentado mini-tratores e outros equipamentos adquiridos pelo sindicato.

Por Caio Pimenta para o News Infoco