Em 4 dias, reconhecimento facial no sistema de transporte público de Alagoinhas identifica 127 tentativas de fraude

0
345

O reconhecimento facial instalado nos validadores do sistema de transporte público de Alagoinhas, em apenas uma semana, já demostrou ter surtido efeito no combate as fraudes. Hoje(12) pela manhã, em entrevista concedida ao programa primeira mão, da rádio ouro negro FM, o subprocurador da prefeitura de Alagoinhas, dr. Hilton Ribeiro, deu detalhes da primeira semana de vigência do novo equipamento anti-fraude.

De acordo com as informações divulgadas por Dr. Hilton, de segunda(05) a sexta-feira(09), 127 ocorrências por uso indevido do passe eletrônico foram registradas. Um total de 66 cartões foram bloqueados e 11 usuários recorreram da suspensão.

Os números de fraudes já são bem menores do que o sistema apresentava antes da instalação dos validadores com reconhecimento facial. De acordo com informações da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Alagoinhas(SMTT), anteriormente cerca de 400 fraudes por dia ocorriam no sistema. A diminuição de registros de fraudes demonstra que a medida inibiu a utilização indevida dos passes de gratuidade.

O subprocurador alertou que o passe de gratuidade só pode ser utilizado pelo detentor do cartão, que faz jus ao benefício da gratuidade, vedado a utilização por familiares e terceiros. Quem utiliza indevidamente o passe de gratuidade comete crime de falsidade ideológica e responderá criminalmente pelo delito.

Por Caio Pimenta para o News Infoco