Moradores de um conjunto de comunidades que compõem a localidade conhecida como Ponto do Beiju, em Alagoinhas, se reuniram na manhã de hoje(06) e bloquearam a BR 110 em protesto contra a falta de água, as péssimas condições das estradas e a falta de medicamentos no posto de saúde que atende a região.

Os manifestantes atearam fogo em galhos e pneus e interditaram a via. No local, o radialista Luciano Reis, que cobria a manifestação para o programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, relatou um congestionamento de mais de 5 km por volta das 6:45 da manhã. No engarrafamento, carros de passageiros e caminhões de carga ficaram enfileirados a espera de uma solução. Apenas ambulâncias, viaturas de policia e outras emergências eram autorizados a passar pelos manifestantes.

Ainda de acordo com Luciano Reis, moradores se queixaram de que a falta de água na região já chegava a 15 dias, as estradas vicinais estavam intransitáveis e os postos de saúde faltavam medicamentos básicos. Não foi registrada pelo radialista, até o final da edição do programa, a presença de nenhum secretário, vereadores ou do próprio prefeito da cidade.

Apesar das reivindicações atingirem diretamente 2 secretarias, agricultura e saúde, e uma autarquia, o SAAE, apenas a última emitiu uma nota de esclarecimento.

O SAAE afirmou que realizará ações para que os moradores da comunidade tenham seu abastecimento regularizado, como a reforma da caixa d’água e a melhoria do abastecimento de Pedra de Cima e Santo Antônio e se colocou aberto ao diálogo. Ela também informou que as fortes ondas de calor provocadas pelo fenômeno El Niño, aliadas ao alto consumo de água tem provocado desabastecimento em todo o país e recomendou que os usuários utilizassem reservatórios para evitar a falta de água em suas residências.

 

Por Caio Pimenta para o News Infoco