O prefeito Joaquim Neto esteve na região da Cavada, na segunda-feira (11), acompanhando a visita técnica realizada pela secretária de Infraestrutura (SECIN), Maria das Graças Reis, às obras de Macrodrenagem da Lagoa da Cavada, uma das maiores obras de prevenção a alagamentos do município, que vai beneficiar diretamente os moradores da Cavada, Alagoinhas Velha, Inocoop I, Inocoop II e Alagoinhas IV.
Diante do entendimento de que os moradores dessas áreas historicamente afetadas pelos alagamentos não podem mais esperar– por se tratar de problemas crônicos e que se estendem há mais de 50 anos – o prefeito pediu celeridade na execução da obra, prevista para ser entregue em julho, e determinou que seja designada uma nova frente de trabalho para o turno da noite, aumentando assim o percentual da entrega. A nova equipe de trabalho já começa a atuar a partir da próxima segunda-feira (18).
“Estamos cientes e alertas ao problema das chuvas em nossa cidade, não é à toa que, desde maio de 2019 e com um investimento de R$ 12 milhões, iniciamos essa grandiosa obra de combate a alagamentos em nossa cidade”, afirmou o prefeito Joaquim Neto. A Prefeitura está em contato com a empresa responsável para que, juntos, achem meios de acelerar a obra, “pois o sofrimento dessas pessoas que têm suas casas alagadas é o meu sofrimento e precisamos que isso seja resolvido de uma vez por todas”, completou o prefeito.
TÚNEL DE DRENAGEM:
Após atingir cerca de 75% de conclusão, a frente de trabalho avança na Inocoop I, na Rua B, com a construção de um túnel de drenagem de 360 metros, responsável por conduzir as águas da chuva da Lagoa da Cavada até a região do Horto, de onde as águas seguirão seu fluxo natural.
De acordo com a secretária de Infraestrutura,Maria das Graças Reis, a Macrodrenagem da Cavada, que será entregue em julho, deve orgulhar a todos que vivem em Alagoinhas: “essa é uma obra estruturante, toda a parte da escavação do túnel está sendo realizada com tecnologia avançada, a partir do método não destrutivo, aquele que acontece de forma subterrânea e sem danificar o pavimento”, revela a secretária.
Secom Alagoinhas