Empresários e comerciantes alagoinhenses se reuniram na tarde de hoje(10) para definirem as ações que serão tomadas contra os efeitos do novo código tributário municipal. A reunião ocorreu na sede da CDL e foi convocada pela Força Empresarial(Sicomércio, ACIA e CDL).

Um grupo de juristas, especialistas em direito tributário, foram convidados para dar um parecer juridico sobre as cobranças, consideradas abusivas, e como os empresários podiam agir diante da alta carga tributária imposta à eles em plena pandemia. O maior alvo de queixas é a COSIP, a contribuição social de iluminação pública, que já está sendo cobrada e em alguns casos foi registrado o aumento de 3.000% no valor.

Vários empresários ouvidos pelo News Infoco elogiaram o resultado da reunião. Ações judiciais individuais e em conjunto questionando a alta dos tributos devem ser iniciadas nos próximos dias, além de uma intensa campanha de mobilização contra o código que vem sendo apelidado de pacote de maldades.

Além da COSIP, os empresários querem a reavaliação da taxa do lixo e de alguns pontos relativos ao imposto progressivo sobre a propriedade privada. Os empresários tentam agora uma reunião com os vereadores e o prefeito da cidade para desenvolverem um trabalho de correção dos absurdos constantes no texto da lei.

Por Caio Pimenta para o News Infoco