Entregue em Julho deste ano, obra de macrodrenagem da Lagoa Cavada evita alagamentos na região

0
358

Após vários anos sofrendo com alagamentos e perdas materiais, moradores da região da Lagoa Cavada, finalmente superaram essa fatídica situação, graças a nova rede de macrodrenagem instalada na localidade pela prefeitura de Alagoinhas.

Iniciada em julho de 2019, com um investimento de mais de 12 milhões de reais, o canal de macrodrenagem tem uma extensão de quase 1km. Na parte da lagoa, há um vertedouro, ou seja, um dispositivo hidráulico que controla a vazão das águas; ao chegar em um determinado nível, há um escoamento para o túnel, e deste para uma galeria. A inauguração da rede de macrodrenagem ocorreu em julho deste ano, no aniversário da cidade.

Em suas redes sociais, o prefeito Joaquim Neto falou sobre a efetividade da obra na Lagoa Cavada e afirmou que dentro de pouco tempo iniciará intervenções no Silva Jardim e na Rua da Catu. “Depois das fortes chuvas que ocorreram em nossa cidade, estive na Lagoa da Cavada para conferir o resultado da macrodrenagem e está tudo funcionando por lá. Essa foi uma obra que vai ficar marcada na história de Alagoinhas, que resolveu um problema crônico que se arrastava por décadas e eu tenho muito orgulho em ter contribuído com a sua realização. Nossa gestão ficará marcada como a que mais investiu em obras de macrodrenagem, em breve concluiremos a de Santa Terezinha e vamos iniciar as do Silva Jardim e Rua do Catu. Estamos trabalhando para deixar a vida do alagoinhense cada vez mais confortável.”

Alagoinhas, assim como várias cidades da região, foi atingida em cheio pelas fortes chuvas deste último fim de semana. Ao menos 5 cidades baianas já decretaram situação de emergência e o trecho da BR-110 na cidade de São Sebastião do Passé continua interditado após parte da pista ceder. Em Alagoinhas diversos bairros e distritos sofreram com alagamentos.

Por Caio Pimenta para o News Infoco