O governador Jerônimo Rodrigues visitou, nesta sexta-feira (21), os estandes de maquinários de associações de pequenos produtores que participam da Agro Rosário, feira de agronegócio. O evento começou na quinta-feira (20), em Rosário, distrito de Correntina, no extremo oeste da Bahia, e segue até este sábado (22). Durante a visita, o chefe do Executivo baiano entregou formalmente obras, como a ponte sobre o Rio Pratudão, no município de Jaborandi. Na ocasião, também foram autorizadas obras de infraestrutura para as principais estradas da região, conhecidas como Linha Branca e Estrada da Linha de Produção. Empresas de biorefinaria, sementes e adubação do setor agrícola estão entre as 350 participantes da feira, representando diferentes segmentos.
“Vimos com muita alegria o potencial dessa região, a possibilidade de produção de grãos para a geração de energia. E, quando isso acontecer, nós já teremos essa estrada pronta, transportando matéria-prima, óleo, biocombustíveis, alimentação animal e ração. Essa região também está se destacando na produção de aves e bovinos. Tenho certeza de que esse investimento de hoje, em estradas e ponte, será um grande impulso”, ressaltou o governador.
Com recursos do Programa de Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), habilitado pelas Secretarias da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de Infraestrutura (Seinfra), a ponte sobre o Rio Pratudão, no município de Jaborandi, beneficiará 500 famílias da agricultura familiar que precisam escoar produtos e insumos para grandes mercados ou parceiros comerciais. As Associações Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e dos Produtores Rurais da Chapada do Rio Pratudão (APRUP) foram parceiras do projeto, por meio do programa estadual.
Durante o pronunciamento, Jerônimo também assinou a ordem de serviço para a pavimentação do trecho da BA-592, que conecta o entroncamento da BR-349 à Estrada da Linha de Produção, no entroncamento da Fazenda Novo México, e do KM 37,09 ao KM 50,09 da mesma fazenda. A obra, executada pela Seinfra, contará com um investimento de R$ 19,9 milhões do governo estadual.
O superintendente da Seinfra, Saulo Pontes, destacou que o investimento em infraestrutura para o setor é uma projeção de futuro para as pequenas agroindústrias do oeste baiano. “É desenvolvimento, não só para o escoamento da produção local de milho, algodão, soja, leite e gado de corte, que abastecem o mercado interno, mas também com um olhar para o futuro, para o mercado externo, com a chegada do Porto Sul. O futuro da região é promissor. Já se fala em uma usina de etanol de milho, em uma sementeira de milho e em uma usina termoelétrica”, avaliou.
Além disso, mais 55 quilômetros da rodovia da Linha Branca serão pavimentados, após a assinatura da ordem de serviço, em parceria com a Abapa, a Aiba e a Associação dos Produtores da Linha Branca e Cambará (APLBC), por meio do Prodeagro. A estrada beneficiará produtores, pequenas agroindústrias e empresários de Correntina, Jaborandi, Coribe e Cocos.