Na sessão da tarde desta terça-feira(18), o presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, Roberto Torres(PRB), decidiu não colocar em votação o projeto que autorizaria a prefeitura de Alagoinhas contrair um empréstimo de 35 milhões, o chamado projeto FINISA. A sessão foi a última, antes do recesso junino. A não apreciação do projeto praticamente acaba com as possibilidades da administração municipal contrair o empréstimo em tempo hábil, já que o prazo estipulado pelo banco era até o final deste mês. A única possibilidade para apreciação da matéria agora é a convocação de uma sessão extraordinária durante o recesso parlamentar, porém uma ação do presidente Roberto Torres pode acabar com essa possibilidade: a devolução do projeto ao executivo.
Informações de bastidores colhidas pelo News Infoco dão como certa a devolução do projeto que autoriza a prefeitura municipal contrair 35 milhões de reais junto ao banco CAIXA para financiar obras de infraestrutura em 57 logradouros do município. Para fundamentar a decisão, Roberto Torres usaria os pareceres da Câmara Municipal, da Comissão de Orçamento e do relator da Comissão de Constituição e Justiça.
Eles atestariam pontos relevantes capazes de embasar uma devolução do projeto, entre eles a falta de informações no corpo do projeto que fundamentam o empréstimo que não possuiriam previsão de impacto orçamentário e financeiro das dividas do governo nos próximos anos, nem projeto básico que justificaria o valor do empréstimo. Outro ponto colocado seria a não apresentação de fundamentação técnica de escolha dos locais de pavimentação.
Amanhã(19) é o último dia de funcionamento da Câmara Municipal de Alagoinhas, caso a devolução do projeto ocorra, estaria enterrada de vez qualquer possibilidade da Casa Legislativa autorizar o pedido de empréstimo da prefeitura.