Exclusiva: Prefeitura deve publicar a caducidade do contrato com a Viação Cidade das Águas no diário oficial desta sexta-feira(07)

0
547

prefeito Joaquim Neto

A prefeitura de Alagoinhas deve publicar amanhã(07), no diário oficial do município, a caducidade do contrato com a empresa Viação Cidade das Águas, uma das concessionárias que exploram o transporte coletivo de Alagoinhas. O site News Infoco apurou que o decreto já foi assinado pelo prefeito

A Viação Cidade das Águas enfrenta uma greve de funcionários que já dura mais de um mês. Os grevistas cobram o pagamento de salários referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março, além de parte do salário de dezembro de 2020. Valores referentes ao ticket alimentação também não foram pagos. Além disso, inquéritos administrativos foram instaurados pela SMTT para investigar as fortes denuncias de cometimento de fraude por parte da empresa no processo licitatório.

Pelas regras da licitação, as linhas devem ser oferecidas para a empresa ATP, a outra concessionária do sistema, que, caso aceite, assinará um contrato emergencial com validade de 180 dias para operar nas linhas. Nesse tempo, a prefeitura deve fazer um processo licitatório para que uma nova empresa assuma o lote de linhas atualmente operadas pela Viação Cidade das Águas.

Ao News Infoco, a ATP já afirmou não ter interesse nas linhas, caso não haja mudanças no sistema. O motivo é que o sistema tem dado prejuízo às empresas. Porém uma nova negociação deve acontecer entre prefeitura e a empresa. Caso não haja acordo, a ATP precisa formalizar a negativa, fazendo com que a prefeitura tenha que procurar uma nova empresa para assumir as linhas.

Hoje pela tarde, representantes do governo se reuniram com vereadores na Câmara Municipal de Alagoinhas, para propor um pacote de mudanças que deve ocorrer no sistema de transporte público. Dentre as medidas, está a edição de uma legislação antifraude e uma espécie de subsidio ao sistema, que deve contar com um aporte financeiro proveniente do auxilio transporte dos funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviço á prefeitura.

Por Caio Pimenta para o News Infoco