Foi lançado na manhã desta terça-feira (8), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o evento oficial da EXPOSIBRAM 2025, uma das maiores exposições de mineração da América Latina, que será realizada em Salvador entre os dias 27 e 30 de outubro, no Centro de Convenções.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e representantes do setor mineral e empresarial, como o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, e o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, além de veículos da imprensa local.
100% de ocupação e atrações musicais de peso
Durante o lançamento, foi anunciada a total ocupação da área do evento, com 100% dos estandes vendidos, são mais de 350 expositores confirmados. Para atender à alta demanda, a organização precisou construir quatro tendas extras no espaço externo do Centro de Convenções. A programação contará ainda com atrações culturais e shows de artistas consagrados como Bell Marques, Luiz Caldas, Estakazero, Targino Gondim, Timbalada e Olodum.
“O evento já nasce como o maior da história do Centro de Convenções de Salvador. Vamos ocupar mais de 14 mil metros quadrados e trazer toda a cadeia da mineração de empresas mineradoras a fornecedores de tecnologia e equipamentos. A EXPOSIBRAM será um marco para a mineração do Brasil e da Bahia”, destacou Raul Jungmann, presidente do IBRAM. Ele também ressaltou a importância do apoio do governo estadual: “O governador Jerônimo Rodrigues se mostrou extremamente comprometido com o setor e disposto a levar a pauta da mineração para o Consórcio do Nordeste, fortalecendo uma mineração legal, sustentável e responsável.”
Relevância econômica
O presidente da CBPM, Henrique Carballal, ressaltou o impacto econômico e estratégico da EXPOSIBRAM para o estado. “É o segundo maior evento de mineração do mundo. Esperamos reunir 60 mil pessoas e 30 mil congressistas. A Bahia está se consolidando como uma das novas fronteiras da mineração no Brasil, e o empresariado baiano precisa se preparar para aproveitar esse ciclo de crescimento”, afirmou.
Entre as novidades anunciadas por Carballal está a realização simbólica da abertura da Bolsa de Toronto durante o evento. “A Bolsa de Toronto é referência mundial em mineração. Teremos uma transmissão ao vivo com a abertura diretamente de Salvador, colocando a Bahia no centro das atenções globais”, completou. Outra atração confirmada é a Conferência Internacional da Amazônia, que ocorrerá logo após a feira.
Impacto no turismo
Do ponto de vista do turismo, o evento também representa uma grande oportunidade para o setor. “A EXPOSIBRAM atrai um público qualificado, de alto poder de consumo. Estamos falando de mais de 30 mil participantes que vão movimentar a rede hoteleira, restaurantes, transportes e outros serviços. Salvador está preparada para recebê-los”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar. Ele destacou ainda o empenho da secretaria e do trade turístico em garantir a infraestrutura e o acolhimento necessários para o sucesso do evento.