Na manhã deste sábado (18), uma equipe de fiscais da Prefeitura de Alagoinhas, “tentou”, de forma truculenta, apreender frutas que eram comercializadas por um vendedor ambulante na região central da cidade. Vários vídeos e fotos do ocorrido foram compartilhados através das redes sociais.

https://www.instagram.com/tv/CCyb9DoHIfM/?utm_source=ig_web_copy_link

Com a ação, várias pessoas se aglomeraram e entoaram palavras de ordem, tentando evitar que a mercadoria fosse apreendida. E parece que deu certo: devido à revolta da população que testemunhava a ação, os fiscais, por estarem em menor número, chegaram a solicitar apoio de uma viatura da Policia Militar que realizava patrulha na região, o que foi em vão.

Ao tentarem mais uma vez recolher o material, o ambulante, em busca do seu sustento, os afrontou e jogou as frutas no chão, impedindo que fossem recolhidas. Os fiscais então entraram em seu veículo e se retiraram.

Com o apoio dos populares, o vendedor teve prontamente seu material retirado do asfalto para que, então, pudesse mais uma vez buscar a sua sobrevivência.

Ao chegar ao conhecimento do prefeito Joaquim Neto, que se recupera em casa do coronavírus, o mesmo emitiu uma nota criticando a ação dos fiscais e emitiu uma nota de esclarecimento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Olá, amigos e amigas de Alagoinhas.

Venho a público manifestar a minha solidariedade ao comerciante envolvido no fatídico episódio no centro da cidade neste sábado (18). Estou há muitos anos na vida pública e todos sabem que sempre prezei pelo comportamento pacífico e pela boa conduta.

Desde 2017 organizamos o solo com os feirantes, demos ampla cobertura social, me reuni com eles presencialmente diversas vezes em meu gabinete, para saber suas demandas e resolver da melhor forma possível. Expresso aqui, mais uma vez, o meu respeito por essa categoria que trabalha honestamente todos os dias para manter o sustento de suas famílias.

Gostaria de deixar claro que ainda nesta segunda-feira (20), será aberta uma sindicância para investigar o comportamento do funcionário e a partir dos resultados, tomaremos medidas cabíveis.

Joaquim Neto – prefeito de Alagoinhas

Por Caio Pimenta com informações do Alagonews para o News Infoco