O presidente Jair Bolsonaro (PL) falou cinco minutos a menos que seus adversários de campanha durante série de entrevistas ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta semana. A sabatina do candidato à reeleição registrou mais interrupções de ambas as partes se comparada com as de Ciro Gomes (PDT) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A entrevista de Bolsonaro teve momentos tensos, em que ele interrompeu e foi interrompido pelos âncoras do jornal William Bonner e Renata Vasconcellos.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo analisou as entrevistas dos três candidatos que aparecem à frente na última pesquisa de intenção de votos do Datafolha —de Bolsonaro, na segunda, Ciro, na terça, e Lula, nesta quinta. Todas as interrupções, tanto dos âncoras quanto dos presidenciáveis, foram registradas, juntamente ao tema abordado no momento da interrupção.

Foram considerados cortes os momentos em que um dos participantes –tanto o convidado, quanto os apresentadores– sobrepôs sua voz à do outro no intuito de interromper a fala, e obteve êxito.

Bolsonaro teve 24 minutos e 23 segundos de fala, tempo menor se comparado com o de Ciro Gomes (30 minutos e um segundo) e o de Lula (30 minutos e sete segundos).

A entrevista do presidente teve mais interrupções. Foram 105 no total. A sabatina de Ciro teve 27 interrupções ao longo dos 40 minutos, e a de Lula, 43 no total.

Matheus Tupina/Renan Marra/Folhapress