Depois de 63 partidas, só restam duas equipes na busca pela taça da Copa do Mundo . França e Croácia superaram adversários, dramas e desconfiança para chegar até esta decisão. Agora, apenas um vai sair de campo consagrado como campeão mundial. Os franceses já sabem como é levantar o troféu, já que conquistou há exatos 20 anos. Já os croatas chegam pela primeira vez em uma final .
França e Croácia têm nos seus camisas 10 as principais armar para tentar vencer o confronto. Pelo lado francês, Mbappe vem crescendo no torneio e ajudou a equipe a chegar até a final com três gols. Mesmo com 19 anos, o jovem atacante usa da sua velocidade e da técnica para vencer os defensores e marcar gols. Pelo lado croata, Modric é o homem de organização do meio de campo. Responsável por dois gols e uma assistência na Copa, o capitão pode até ser eleito como melhor jogador do mundo, já que foi um dos destaques do Real Madrid na conquista da Liga dos Campeões.
Se a frança conquistar o título após 20 anos, Didier Deschamps poderá se tornar apenas o terceiro homem, depois de Mario Zagallo e Franz Beckenbauer, a erguer o troféu da Copa do Mundo como jogador e treinador.
Apesar das profundas conexões com o passado, as duas equipes estão focadas no aqui e no agora. A França foi firme contra a Bélgica, eliminando os Red Devils por 1 a 0 na semifinal. A Croácia precisou de mais tempo, pelo terceiro jogo consecutivo, para derrotar a Inglaterra na prorrogação.
Se o próximo passo é o mais bonito, é o mais difícil também. Os jogadores franceses, ainda têm o sabor azedo da derrota na final da última Eurocopa contra Portugal, mas ainda não perderam sua natureza relaxada. Para ser campeão do mundo, os Bleus terão que vencer o desafio físico imposto pelos croatas. Como o mundo viu contra a Inglaterra, eles pode ser perigosos até o final, mas a França já mostrou como podem ser sólidos.
Pode ser uma grande surpresa ver a Croácia em uma final de Copa do Mundo. Se eles conseguirem superar mais um obstáculo, farão história. Esta geração liderada por Luka Modric não será intimidada pelo fato de estar em uma final; Mario Mandzukic e Ivan Rakitic já marcaram gol nas últimas finais da Liga dos Campeões e são nomes importantes de uma equipe cheia de jogadores talentosos.