O município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, registrou 13,5 ºC no sábado (5) e liderou o ranking estadual das menores temperaturas do dia, segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar do frio, a cidade ocupou apenas a 243ª posição entre os municípios mais gelados do país.
A queda de temperatura também foi sentida em outras regiões baianas. Barreiras (13,9 ºC), Vitória da Conquista (15,1 ºC), Correntina (15,5 ºC), Itiruçu (16,3 ºC), Barra (16,6 ºC), Amargosa (16,9 ºC) e Irecê (17,5 ºC) completam a lista dos municípios com marcas inferiores aos 17 ºC.
Inverno traz temperaturas baixas e alerta de umidade
O cenário é típico do inverno no interior baiano, estação que teve início no dia 20 de junho e segue até 22 de setembro.
No ano passado, Vitória da Conquista chegou a registrar 6,5 ºC, uma das menores marcas desde o início da série histórica de medições do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em 1976.
Além do frio, seis dessas oito cidades estão sob alerta de baixa umidade do Inmet, com índices podendo atingir 20%. Apenas Itiruçu e Amargosa ficaram de fora do aviso, válido até a segunda-feira (7).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade relativa do ar fique entre 40% e 60%.
Salvador segue com instabilidade e chuva nos próximos dias
Na capital baiana, o clima é de instabilidade. Entre este domingo (6) e a segunda-feira (7), a previsão aponta continuidade das chuvas, provocadas pela atuação de uma frente fria e um cavado, fenômeno atmosférico que indica regiões de baixa pressão.
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros com maior acúmulo de chuva nas últimas 48 horas foram São Marcos (77 mm), Brotas (65,8 mm) e Patamares (65,2 mm).
A menor temperatura na capital, no sábado, foi de 20,4 ºC. A expectativa é de que o tempo comece a melhorar a partir de quarta-feira (9), com redução gradual das precipitações.