O governo brasileiro adotou novas medidas para a repatriação de brasileiros deportados pelos Estados Unidos. Por determinação do presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva (PT) o próximo voo agendado, sexta-feira (7), terá um novo trajeto para reduzir o tempo total de viagem.

“O embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado norte-americano da Luisiana, uma breve escala técnica em Porto Rico, e a aeronave seguirá diretamente até Fortaleza, onde chegará na tarde da sexta-feira. Em caráter excepcional, a FAB disponibilizará aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte”, afirmou o governo em nota.

Para receber os repatriados, um esquema de recepção será montado em Fortaleza e em Belo Horizonte para receber os repatriados. Foram instalados Postos  Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM).

“Nos dois aeroportos, a Polícia Federal fará operação especial para a realização de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária”, acrescentou o comunicado.

Reuniões sobre o tema foram iniciadas no início da semana. Do lado brasleiro, o assunto é tratado com o GT representantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal.

Nos Estados Unidos, os diálogos são feitos com representantes da Embaixada em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos.

Bahia.Ba